Alertas sobre chuvas fortes, alagamentos e temporais são tão comuns em nosso telefone como o bom dia do grupo de família e isso não é brincadeira, é a nossa realidade. Mas ainda não temos a verdadeira noção sobre as mudanças climáticas e principalmente porque os eventos estão ocorrendo. Essas respostas serão dadas sexta (24) e sábado (25) , na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, no 1º Seminário de Eventos Climáticos no RS e os Desafios para o Futuro de São Leopoldo, promovido pelo Legislativo. No Berlinda News Entrevista desta terça-feira (21), a vereadora Ana Affonso (PT), que teve a iniciativa do seminário, destacou a responsabilidade das autoridades e de toda a população.
A primeira palestra terá Marcelo Seluchi do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); o professor da Unisinos dos programas de Pós-Graduação, Carlos Moraes, por exemplo, com experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Gestão Ambiental e Reciclagem de Resíduos. Anderson Etter, secretário municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo. Ainda na sexta-feira o prefeito Vanazzi estará na mesa de painelistas.(abaixo a programação e participantes).
Furação
“Em 2023 estamos no meio do furação com essa experiência triste, negativa de desastres naturais, mortes e por isso precisamos mudar nossa concepção de legislar, temos que ver se nosso plano diretor está preparado pra isso. Esse papel é da Câmara de Vereadores e por isso faremos um documento ao final.”
Tarefa da população
“Também deve fazer parte do documento final do seminário o ue cabe a cada um de nós, a cada cidadão. Mas além de cobrar dos governantes precisamos entender e assumir a responsabilidade de cada um de nós nos desasatres, mudanças climáticas. Não falo em culpa, mas em responsabilidade. Precisamos saber o quanto ainda estamos negligenciado a natureza, o meio ambiente. A agenda do futuro é como estamos tratando do lixo, do uso da bicicleta ao invés do carro, entre outras ações.”
Ouça o programa completo