O Salão Criativo 2023 da área de Indústria Criativa da Universidade Feevale teve 160 trabalhos, em diferentes categorias, envolvendo 63 alunos como autores dos trabalhos, além de outros coautores. O diferencial desta edição, segundo o professor Juan Felipe Almada, coordenador do Centro de Design, foi a proposta multidisciplinar. “Antes o foco eram os cursos de Design e de Moda e, neste ano, contemplando outros cursos da Feevale, que não tinham um evento desse porte”, explica.
Segundo o diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas da Feevale, João Mossmann, a participação entusiasmada dos alunos no Salão Criativo destaca a diversidade de talentos presentes na comunidade estudantil. “Observar a pluralidade de projetos e ideias apresentados durante o evento não apenas evidencia a competência técnica dos estudantes, mas também ressalta a notável capacidade de inovação dos graduandos nos cursos da Indústria Criativa”, afirma.
.
O Salão Criativo foi composto por quatro etapas: realização das inscrições; pré-seleção dos trabalhos; avaliação dos projetos por professores ou profissionais do mercado; e anúncio dos vencedores. O concurso conta com dez categorias e todas possuem subcategorias, havendo premiação para o melhor projeto em cada uma delas. Os participantes podiam ser estudantes ou recém-formados (até dois anos da formatura) dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design, Design de Animação, Design Gráfico, Design de Interiores, Fotografia, Jogos Digitais, Moda e Publicidade e Propaganda.
Confira os vencedores
Categoria Ambiente
– Melhor residencial: Lar de Cecília e Fernando: confluência de estilos em 60 m², de Manuela Ayres
Categoria Animação
– Melhor animação: Entre as Árvores, de Gustavo Antonio de Camargo, Rafael Volpe de Freitas, Giulia Rasquina Bittencourt, Manoella Rasquina Bittencourt e Amanda Dias Castelo Santos
Categoria Arquitetura
– Melhor residencial: Study Building, de Eduardo Cardoso Dörr
– Melhor espaço público: Praça Caminhos de Canela, de Bruno Willrich Parmegiani
– Melhor projeto comercial: FastBar, de Milena Mapelli de Oliveira e Lucas Vinícius Ott
– Melhor projeto paisagístico: Jardim da Descoberta Lúdica, de Amanda Ada Bauermann, Natália Seidel Hentges, Eduardo Cardoso Dörr e Ketcy Hely Schmitz
Categoria Artes Visuais
Melhor projeto bidimensional: Caminho, de Paula Goulart da Silva
– Melhor linguagem contemporânea: Euzinha, de Paula Goulart da Silva
Categoria Campanha publicitária
– Melhor campanha completa: Fora da Caixa, de Marina Kassick Soares, Lucas Wasem Tavares, Vinicius Bischoff e Nathan Girard Pfutz
– Melhor estratégia e tática: campanha publicitária Rissul, de Gabriele Marques, Renata Miranda, Guilherme Klein e Matheus Rech
Categoria Design
– Melhor produto: luminária Besouro Azul, de Beatriz Garcia Rocha, Ivan César Roos e Anderson Ramon Meisterlin
– Melhor produto digital: Vestiria, de Stephanie Pinheiro Ribeiro, Braian Malfatti, Eliane da Rosa e Thais Stella Waceleski
– Melhor identidade visual: Gutenburg Hamburgueria Criativa, de Vitória Caroline da Silva Walber e Camila Bühler
– Melhor sinalização: Sinalização para o bar Wainui, de Letícia Nagao
Melhor embalagem: Estratégias sustentáveis para redesign de embalagem da marca NoMoo, de Stephanie Pinheiro Ribeiro, Camila Bühler, Letícia Schuh e Nicole Yasmin de Borba
– Melhor tipografia: Tipografia ehugo, de Paula Machado Severo
– Melhor design editorial: Homônimos Visuais, de Augusto Luís dos Santos
– Melhor design de serviço: Sim Repair, de Nicole Costa da Silva, Priscila Pozzer e Igor Bellorini
Categoria Fotografia
– Melhor foto externa: Fotografia Analógica – 35mm, de Nicoli Lima de Avila
– Melhor foto de produto: Fotos de produto para embalagem de enlatados Picpak, de Nicoli Lima de Avila, Nicolas Pereira Odorizi e Rafael Reche Tavares
– Melhor foto de estúdio: A arte de ser – um ensaio glamuroso drag, de Gilbeli Ughini
Categoria Jogos digitais
– Melhor jogabilidade: Blast.os, de Pedro Tozzi de Avila, Arthur Luis Both, João Arthur Rodrigues da Silva, Pedro Augusto Bernardo Guilherme, Thiago Jose Avellaneda Techera, Júlio Eduardo Soares e Lucas Soares Gonçalves
Categoria Moda
– Melhor vestuário: Grilhões que não podemos ver, de Jordana Magalhães dos Reis
– Melhor acessório: Estar – coleção de joias Game of Thrones, de Vitória Caroline da Silva Walber, Luana Stapasolla, Anaís Leão Dias, Maria Eduarda Saltiél
– Melhor editorial de moda: Neon Styling e Produção de Moda, de Jordana Magalhães dos Reis
Categoria Audiovisual
– Melhor produção de vídeo: Aguenta Caladinha, de Amábily Lopes, Jennifer Christ e Aruã Carazzai
– Melhor fotografia: Contemplação, de Ariadny Amaral Oliveira Wasem
Premiação
O vencedor de cada categoria do Salão Criativo recebeu certificado e troféu e os trabalhos definidos como menção honrosa receberam certificado. Na menção honrosa Potencial de Mercado, profissionais do mercado avaliaram os projetos expostos com o objetivo de articular com o participante a possibilidade de comercialização do seu projeto e utilização do conceito.
Todas as propostas selecionadas para a exposição, indiferente da categoria inscrita, concorreram à condecoração Eduarda Birk, que visa enaltecer projetos que tenham excelência. Essa condecoração é única, escolhida entre os projetos que se destacam pela extrema qualidade em todas as etapas apresentadas, denotando em seu resultado empenho e rigor, tanto em nível técnico, quanto conceitual.