Em Brasília, a comitiva de São Leopoldo se reuniu com muitos ministros, a maior parte das conversas com integrantes do 1º escalão do governo Lula foi projetos e recursos. Mas com o ministro da Previdência, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a pauta deve ter sido sobre o rumo do PDT para 2024. Como não há possibilidade de leitura labial, aposto na narrativa de Geison Freitas e Juliano Maciel apresentando Nelson Spolaor como alternativa para manter o atual projeto, ou seja, PDT sendo vice do PT.
Consulta ou apoio?
Se a tese dos pedetistas Juliano e Geison fosse de pedir a opinião do presidente Carlos Lupi sobre o rumo do PDT na disputa pela Prefeitura, certamente Nelson Spoalor não estaria na foto. Se não foi consulta pode ter sido um pedido subliminar de apoio, o que renderia muito debate dentro do partido visto que há defensores da candidatura majoritária, que em 2020 foi tratada pelo Ary Vanazzi e o saudoso Ary Moura.
Na sede do vizinho
Mas hoje à noite (10) os pedetistas estarão com olhos e ouvidos direcionados para a sede dos vizinhos petistas que poderá lotar de apoiadores e simpatizantes da pré-candidatura de Nestor Schwertner como sucessor de Vanazzi. Esse ato vai render porque é aberto. O número de lideranças estaduais e nacionais será o termômetro do ambiente na Articulação de Esquerda (AE).