A Polícia Civil prendeu 21 pessoas, entre as quais, quatro lideranças do crime organizado, na Operação Sangue Frio, deflagrada hoje (9) combater crimes de homicídios praticados por organização criminosa. Foram cumpridas 87 ordens judiciais, sendo 20 mandados de prisão preventiva, 01 mandado de prisão temporária e 66 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul, Cidreira e Criciúma.
Conforme o delegado Thiago Zaidan, da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, a operação é como resposta ao crime praticado no dia 14 de maio de 2023 na Vila São Borja, localizada no bairro Sarandi, na Capital, com cinco (5) pessoas assassinadas.
Segundo o Delegado Thiago Zaidan, após meses de investigação e realização de diversas diligências, foi possível comprovar a autoria de dois mandantes e de dois coordenadores da ação criminosa, bem como a atuação de seus executores. Desta forma, houve decretação das prisões preventivas de todos eles: “Vale destacar que o grupo pertence a uma organização criminosa atuante no estado do Rio Grande do Sul, com grande poderio ofensivo e responsável por diversas mortes, além da prática de outros crimes”, destacou Zaidan.
Ainda conforme o delegado, os investigados agiram com muita frieza. Após a morte de conhecida liderança da Vila São Borja, com o objetivo de dominar o tráfico de entorpecentes da região, os criminosos partiram até o local e assassinaram friamente cinco pessoas, após colocá-las de joelhos, viradas de costas e impossibilitadas de oferecer qualquer defesa. Mais cinco pessoas ficaram feridas e não foram executadas, de acordo com seus próprios relatos, por terem se fingido de mortas.
Confira o resultado da operação:
21 prisões sendo 4 lideranças do Crime Organizado; 4 envolvidos diretamente na execução; demais presos vinculados a organização criminosa; duas facções atingidas hoje (9) e 1 alvo envolvido diretamente na execução foi preso na cidade de Criciúma/SC. Foram apreendidos 3 revólveres, 1 pistola, cocaína.