O Teatro Municipal de São Leopoldo teve uma atração especial na terça-feira (7). O projeto “Uma Sinfonia Diferente RS na estrada” apresentou um lindo espetáculo com a participação de pessoas com autismo.
“Receber este projeto protagonizado por artistas com autismo enche nossa cidade de alegria. Este evento não apenas fomenta a inclusão, mas também ressalta o poder transformador da música. É um símbolo de encontro, de inclusão social, de qualidade musical. A inclusão é super importante para a nossa sociedade, super importante para o futuro da nossa cidade, para nossa São Leopoldo no bicentenário. Nós queremos de fato ser uma cidade democrática que abrigue a abrace a todos”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison.
A Banda Sinfonia Diferente é formada por Dejeane Arruée (Direção Musical e Voz), Grazi Pires (Direção Artística e Voz), Andreia Steinmentz (Vocais), Xandy Santos (Baixo), João Costa (Bateria), William Borba (Guitarra e Vocais), Vicente Lenz (Saxofone) e Luis Dallastra (Acordeon). A cantora Gabi Nogueira fez uma participação especial.
O projeto de Musicoterapia para pessoas com Autismo, Uma Sinfonia Diferente RS, iniciou em março uma turnê com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do PRÓ-CULTURA RS. Esta ação prevê shows da Banda Sinfonia Diferente, com participações de crianças e jovens com autismo, além de artistas já consagrados do público.
A atividade faz parte da segunda temporada artística de 2023, definida no Regulamento para Ocupação do Teatro Municipal de São Leopoldo promovido pela Secult.