Smed quer ampliar compra de vagas de zero a três anos nas escolas credenciadas

8 de novembro de 2023 - 14:55
Por Sônia Bettinelli

Porta de entrada para o ingresso de alunos nas redes municipal e estadual, a Central de Vagas, na rua Saldanha da Gama, 817, Centro de São Leopoldo, atende em média 300 pessoas/dia  entre presencial e virtual, ou seja, movimento intenso. No período inscrição, como o atual, a demanda é maior. “Mas ao longo de todo o ano acontecem as inscrições por conta da dinâmica das pessoas, mudança de cidade, por exemplo”, observou  o diretor de tecnologia da Smed e coordenador da Central de Vagas, Evandro  Paixão no Berlinda News Entrevista desta quarta-feira (8). Hoje, conforme Evandro, 80% das matrículas de zero a três anos estão nas 44 escolas de Educação Infantil conveniadas. “São 13 EMEIS da rede municipal que junto com as conveniadas atendem mais de 8 mil crianças. Precisamos de mais e por isso o Município está vendo pelo PAC, recursos pelo  Pró Infância, para construção de mais EMEIS.

Mais vagas nas conveniadas

“O Município conseguiu zerar a fila de 4 a 5 anos. Com muitas escolas credenciadas que vendiam vagas de zero a a  5 anos para a Smed  fizemos uma negociação para que agora vendam de zero a três anos, que é nosso maior problema. E outra mudança é que escolas do fundamental passaram a atender de 4 e 5 anos, como na José Grimberg, no Boa Vista e assim  ocorreu em outras escolas”.

Inclusão Centro Paulo Freire

“Toda criança que chega com laudo que precisa de atendimento especial encaminhamos para o Centro Municipal de Educação Inclusiva Paulo Freire, para avaliação da equipe técnica do NAPI que vai dizer a melhor escola da rede para aquela criança. Se a família decidir por outra escola e não a sugerida pela NAPI não tem problema, não vamos impor.

Educação não faz clínica, é pedagógica

“Muitas vezes a criança chega sem laudo por uma decisão da família por vários motivos, inclusive preconceito ou negação, respeitamos a decisão mas é muito importante para a criança ter o atendimento especializado o mais cedo possível para que tenha autonomia. Lembrando que a educação não faz clínica, a educação é pedagógica.”

Todas as informações estão nas redes sociais da Prefeitura e da Smed

@smedsaoleo

@prefasãoleo

Ouça o programa completo

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo