Além de participar do IV Encontro Nacional de Municípios, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), presidida pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, em Brasília, o diretor do Semae, Geison Freitas, está buscando apoio com ministros e secretários para os seis (6) projetos da autarquia inscritos no PAC do governo federal.
Os projetos tratam de saneamento básico, mobilidade urbana, educação, saúde e esgotamento sanitário na aldeia indígena Kaingang Por fi Ga. Essa foi a pauta com a deputada federal Célia Xakriaba – primeira indígena eleita para o cargo em Minas Gerais -, sobre as necessidades da aldeia indígena Kaingang Por fi Ga.
O diretor apresentou os projetos do Semae para a implementação de esgotamento sanitário sustentável na aldeia e recebeu retorno positivo da parlamentar. “A deputada prontamente se colocou a disposição para marcarmos uma agenda oficial em seu gabinete, e, junto ao Governo Lula, buscar a liberação de recursos. Além disso, ela pretende visitar São Leopoldo para conhecer a aldeia Por Fi Ga”, coloca Geison.
Das propostas encaminhadas pela autarquia, três têm foco na melhoria dos serviços de água, e as outras três no desenvolvimento do sistema de esgotamento sanitário do município. A comitiva do Semae, ainda hoje (8), participará de mais duas agendas oficiais, uma na Câmara dos Deputados, e outra, com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Geison Freitas integra a comitiva da cidade junto com o prefeito Ary Vanazzi, e os secretários Nelson Spolaor; Anderson Etter; Fábio Bernardo; Sandro Lima; e Juliano Maciel.