Ontem tivemos o aguardado dia do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Tal data era o motivo da ansiedade de muitos jovens que, durante esse ano, dedicaram horas de estudo para conseguir garantir uma boa nota no exame.
Com minha caneta transparente de cor preta, minha garrafa sem rótulo e a dignidade que me restava, lá estava eu, às 13:00 da tarde, já dentro da sala de aula e posicionado em uma classe, apenas aguardando o início do teste que veio a acontecer 30 minutos depois. Nesse primeiro dia, a prova abordava linguagens e ciências humanas, além de contar com a presença da famigerada redação. Partindo da temática (Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil) e de seus conseguintes textos motivadores, eu decidi elaborar minha redação, sendo essa minha primeira ação no exame.
Dediquei quase 2 horas na redação e, logo após termina-la, preparei-me para as questões objetivas. Para meu espanto, eram 90 questões, cada qual contendo um enorme texto para ser lido. Alguns textos eram bem compreensíveis, enquanto outros foram mais desafiadores. Independente da dificuldade, todos os textos exigiam competências de interpretação. A propósito, “interpretação” é um bom termo para sintetizar essa primeira parte do exame. Diferente de anos anteriores, em 2023 quase não houve questões de conteúdo, ao contrário, praticamente todas as questões poderiam ser solucionadas caso bem interpretadas. Nitidamente a prova exigia um dado nível de escolaridade, o que varia de aluno por aluno.
Em dado momento da prova, já me encontrava tão exausto que não conseguia mais assimilar o que eu lia nos textos, o que me motivou a chutar algumas questões para poder ser liberado de uma vez. Através disso, concluo que, ao menos essa primeira etapa de ENEM, foi mais cansativa do que essencialmente difícil.
Sem muita motivação, agora me encontro no aguardo da segunda etapa da prova, que será no próximo domingo e abordará matemática e ciências da natureza. Indico a todos os participantes, mesmo para aqueles desmotivados, que relaxem e aguardem tranquilamente para finalizar o ENEM, dando o seu melhor nesse processo, afinal, através dele surgem muitas oportunidades.