A vigilância em saúde de São Leopoldo está em alerta com o aumento de casos de Covid-19 no município. Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, André Ellwanger, só neste mês de outubro foram 58 casos. Em setembro, 43. O mais impressionante são o número de óbitos revelados pelo diretor. Em dez meses de 2023, 14 pessoas perderam a vida em decorrência da doença. Só no mês de agosto foram 4 mortes.
Felizmente neste momento não há ninguém internado no Hospital Centenário por causa da doença, mas André Ellwanger ressalta a importância do pessoal seguir o calendário vacinal em dia. “Tem gente não vacinada, tem gente com o esquema incompleto. Isso tudo aumenta a chance de infectar as pessoas”, comenta.
No município, desde o início da pandemia, tivemos 910 mortes e mais de 50 mil pessoas contaminadas.
RIO GRANDE DO SUL
No Estado também houve crescimento nos casos. Foram registradas no período um total de 64 hospitalizações por complicações respiratórias em virtude do coronavírus na semana entre os dias 8 e 14 de outubro contra apenas 14 na semana entre os dias 20 e 26 de agosto. O fato reforça a importância da vacinação contra a doença, principalmente através da dose atualizada da vacina bivalente, que hoje tem menos de 20% da população acima de 18 anos no Estado vacinada.
Com relação às possíveis causas desse aumento, a chefe substituta da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Letícia Garay Martins, ressalta que o coronavírus (Sars-CoV-2) já pode ser considerado endêmico. “Isso quer dizer que ele irá circular com picos em determinados momentos do ano como, assim como o vírus da gripe influenza”, explica. “Além disso, a cobertura da bivalente é baixa nos maiores de 18 anos, sendo essa a vacina com composição mais próxima genomicamente das variantes que circulam atualmente”, complementa.