Promover dignidade menstrual, fomentar o empreendedorismo feminino, ressocializar e capacitar apenadas com foco na inclusão social são alguns dos objetivos da Herself, a partir do projeto Revolucione Seu Ciclo, implementado de forma pioneira no sistema prisional gaúcho. Neste ano, a empresa foi uma das finalistas do Prêmio Empreendedor Social, na categoria Inclusão Social e Produtiva. O concurso é promovido pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Fundação Schwab e elege os cinco inovadores sociais do ano.
A primeira aproximação do projeto com o sistema prisional ocorreu em 2019, na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG). Durante uma palestra sobre educação e dignidade menstrual, cerca de 25 apenadas confeccionaram absorventes reutilizáveis com o apoio de voluntárias da Escola da Menstruação, braço educacional da empresa. Após este primeiro contato, a parceria entre a Herself, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) se expandiu para outras unidades femininas.
Além da palestra, as apenadas também participam de um grupo reflexivo com debates sobre educação menstrual, saúde feminina, tabus e mitos sobre menstruação. Este processo compõe a primeira etapa na seleção das apenadas que têm interesse em produzir os bioabsorventes.
Já a segunda etapa consiste na seleção das mulheres com interesse em aprender a técnica de confecção das peças, participar de capacitação em empreendedorismo feminino e da produção de absorventes para si mesmas e para outras apenadas. Além disso, o trabalho realizado pelas mulheres privadas de liberdade possibilita a remição de um dia da pena a cada três dias de trabalho.
Em números totais, o projeto Revolucione Seu Ciclo produziu aproximadamente dois mil bioabsorventes e contou com cerca de 100 apenadas trabalhando nos presídios estaduais femininos de Lajeado e de Torres e no Anexo Feminino do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, além da PEFG, por meio de termo de cooperação entre a SSPS, a Susepe e a Herself.
De acordo com a técnica superior penitenciária do Departamento de Políticas Penais da SSPS, Ponto Focal da Política Nacional de Atenção as Mulheres, junto a Senappen/MJSP, Débora Ferreira, o projeto traz luz para os problemas enfrentados pela população encarcerada feminina e tenta tornar visível a necessidade de pensar políticas públicas para mulheres privadas de liberdade. A iniciativa foi eleita um dos oito melhores projetos de trabalho prisional brasileiros em janeiro de 2022, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), tornando-se referência para implantação em outros estados.
“Nós conseguimos fomentar uma política pública que é para tratar a dignidade menstrual, exemplo no Estado e no país, e é isso que nós primamos quando falamos em tratamento penal. À medida que nós conseguimos implementar todas essas políticas nas áreas de saúde, educação, trabalho, conseguimos devolver para a sociedade um ser humano com mais possibilidades”, salienta Débora.
A cofundadora e CEO da Herself, Raíssa Kist, representou a empresa, que foi a segunda companhia a receber o maior número de doações na etapa Escolha do Leitor do prêmio, em outubro. As doações serão revertidas aos institutos penais para produção de bioabsorventes. Ela ressaltou que o Revolucione Seu Ciclo se configura como uma política de inclusão social, por conta dos temas que trata, como saúde, educação, trabalho e direitos das pessoas.
“Foi fundamental que elas acreditassem e que elas desejassem desenvolver com a gente um projeto, que hoje se baseia na confecção de absorventes dentro das casas prisionais, com uma perspectiva de trabalho e renda, tanto durante os anos do cárcere, quanto na vida delas como egressas. E de forma que a gente abra um diálogo para falar de empreendedorismo, de autoconfiança e de autoestima”, explica Raíssa.
Além dos absorventes reutilizáveis, a empresa também produz calcinhas e biquínis menstruais reutilizáveis com tecido tecnológico. A vida útil dos bioabsorventes é de aproximadamente três anos, com todos os cuidados necessários recomendados, e estes ainda contribuem para absorver a menstruação de forma segura, higiênica e confortável, além de fortalecer a sustentabilidade.
Hoje, cerca de oito mil mulheres em privação de liberdade no país recebem produtos de proteção menstrual da Herself, e mais de duas mil mulheres dos estados do Rio Grande do Sul, do Ceará, de Minas Gerais e de Rondônia tiveram a oportunidade de aprender um novo ofício.