São Léo em Cine inicia sua programação com curtas da Educação Infantil

31 de outubro de 2023 - 06:40

Na manhã de ontem (30), teve início o 9ª Festival São Léo Em Cine, no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos. O evento é promovido pela Secretaria de Educação de São Leopoldo (Smed), e ocorre até amanhã (31), com produções desenvolvidas por estudantes e educadores da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental e EJA.

A primeira parte contemplou 1h15 de 19 curtas-metragens de 8 escolas de Educação Infantil, com a média de público de 150 crianças. Para a coordenadora do São Léo em Cine, Andréa Rodrigues, é muito interessante ver escolas de Educação Infantil fazendo curta-metragem. “Mesmo que os curtas não sejam de histórias, mas eles são de projetos, ou são documentários, a gente não vê em outros lugares, em São Leopoldo é uma característica. Então, é uma experiência muito legal, eles gostaram muito de ver o curta deles na tela, quando eles estavam esperando e aparecia o filme deles, eles batiam palmas, então é muito legal, porque eles estão acostumados a ver outro tipo de filme, não o deles mesmo”, declarou.

“Eu gostei de participar do São Léo em Cine, eu gostei de tudo. Eu não tive nenhum curta preferido. Eu falei no curta, e falei sobre os brinquedos, eu gostei. As crianças ficavam muito no celular, e por isso construímos brinquedos de sucatas, é algo muito importante para a natureza”, comentou Clara, de 6 anos, aluna da EMEF Francisco Cândido Xavier. Já Lara, de 5 anos, aluna da EMEI Amor Perfeito, gostou de todos os filmes, “gostei do curta da nossa turma. Eu gostei também muito do curta da minha prima Lavinha, e ela mora perto da minha casa”, declarou.

Para finalizar o primeiro dia do São Léo em Cine, das 14h30 às 16h, acontecem as exibições dos curtas dos Anos Iniciais. E das 19h às 20h30, os curtas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As escolas que participaram das exibições foram: Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Waldir Arthur Schmitt, com o curta “Brincadeira de criança”; EMEI Sonho Nosso, com o curta “Um ET na escola”; EMEI Amor Perfeito com os curtas “Taturaninha”, “Casa casinha casarão” e “Descobrindo as sombras”; EMEI Dr. Carlos de Souza Moraes com os curtas “Arabela”, “O que o barranco”, “Vivências do cotidiano” e “Quando a cultura escrita…”; Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), com os curtas “Mãos de luz”, “Era uma vez uma escola”, “Planeta criança”, “Mãos que brincam” e “A estrelinha que não brilha mais”, EMEF Prof. João Carlos Von Hohendorff com o curta “Anjos”; EMEF Maria Emilia de Paula com o curta “Graxains”; EMEF Padre Orestes João Stragliotto com os curtas “A lenda da Iara” e “Maçã Mágica”, e para finalizar, a EMEF São João Batista com o curta ” Salada de Frutas”.

São Léo em Cine

O São Leo em Cine é um evento que ocorre há nove anos, é promovido pela Secretária de Educação (Smed), e envolve produções de curtas-metragens desenvolvidos por estudantes e educadores das 50 escolas da rede pública de São Leopoldo.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo