Sapucaia do Sul lança programa educacional para combate ao AVC

30 de outubro de 2023 - 09:11

Com a crença de que o conhecimento salva vidas, a prefeitura de Sapucaia do Sul aceitou um desafio inovador no Brasil: implantar o projeto Fast Heroes 192 nas escolas do município. A proposta foi feita pela Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), e pela Inicitaiva Angels, que atua mundialmente para reduzir as mortes pela doença. O Fast Heroes tem as crianças como aliadas na identificação dos primeiros sintomas do AVC e de como proceder de forma rápida e assertiva para salvar vidas. O lançamento oficial do projeto ocorreu na sexta (27), no Auditório Vanessa Ceconet, com a presença de autoridades, diretores da FHGV, professores, orientadores e representantes da comunidade.

Cerca de 170 educadores de 24 escolas municipais estão sendo capacitados para levar o tema aos estudantes. A abordagem do assunto vai ocorrer durante cinco semanas por ano, fazendo parte da grade curricular dos alunos do ensino fundamental. A meta é alcançar 4.000 crianças da rede municipal até o final de 2023. O objetivo principal é que elas aprendam a reconhecer e pedir atendimento de urgência em casos de suspeita de AVC, pois a rapidez no socorro às vítimas é que vai reduzir as mortes e evitar sequelas irreversíveis.

Sapucaia como exemplo

Hoje, no Brasil, o AVC é a principal causa de morte e incapacidade. Mais de 40% das pessoas que apresentam sintomas de AVC não recebem o tratamento adequado, que deve ser iniciado em até 4 horas e 30 minutos a partir dos primeiros sintomas. Em Sapucaia do Sul, o Hospital Municipal Getúlio Vargas é reconhecido como Centro Essencial do AVC e tem resultados significados no tratamento da doença. Em um período de dois anos, reduziu de 14% para 6% a taxa de morte pela enfermidade, sendo exemplo entre instituições SUS.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo