Uma iniciativa de acadêmicos da Universidade Feevale busca aproveitar retalhos da produção têxtil, utilizando-os na confecção de edredons, os quais serão repassados a pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto Os impactos ambientais da indústria têxtil: a produção de cobertores a partir de retalhos descartados surgiu na disciplina Projeto Aplicado I, quando foi realizado um diagnóstico em uma empresa de uniformes, e segue na disciplina de Projeto Aplicado II – Intervenção, com a confecção dos edredons.
Durante as atividades, os estudantes Estevan Luis Webber e Rodrigo Alex Campos Lazzarotto, do curso de Engenharia Química, Júlio César Radavelli, de Engenharia Eletrônica, e Taymara Bueno, acadêmica de Engenharia Mecânica, identificaram, nos retalhos provenientes da empresa, uma possibilidade de atuação do grupo. O Projeto Aplicado II tem a orientação das professoras Daiana Cristina Metz Arnold e Cristine Kassick, que direcionam sobre os aspectos de engenharia, gestão, social e psicológico do trabalho. Já a disciplina de Projeto Aplicado I foi ministrada pelas professoras Patrice Monteiro de Aquim e Magda Susana Perassolo.
Em parceria com um grupo beneficente formado por jovens da Igreja Católica de Novo Hamburgo, os estudantes já realizaram a distribuição dos primeiros materiais. Atualmente, o projeto se encontra na fase de coleta de dados e na confecção de mais cobertas. Além disso, os acadêmicos estão trabalhando em melhorias nos edredons, como a inclusão de tiras e alças que facilitem o transporte desse material por pessoas em situação de rua, que permanecem em constante deslocamento. “Até o final do semestre, a equipe pretende disponibilizar mais edredons prontos, além de propor estratégias para que o projeto possa continuar”, explica a professora Daiana.