69ª Feira do Livro de POA abre nesta sexta-feira com uma programação diversificada

27 de outubro de 2023 - 07:45

A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre abre nesta sexta-feira (27), com uma programação diversificada até o dia 15 de novembro, das 10h às 20h. A Praça da Alfândega terá 110 bancas de livreiros à disposição do público, além de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras de escritores convidados. O patrono deste ano é o escritor e cineasta Tabajara Ruas.

A Prefeitura de Porto Alegre montou um estande de 25 metros quadrados, instalado em frente ao pavilhão de autógrafos, com uma intensa programação. Serão atividades de literatura, palestras sobre meio ambiente, roda de conversa de trabalho infantil, orientação de saúde, sustentabilidade, oficinas de cosplay, feira de adoção de animais e distribuição de folders e materiais educativos. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, 27, às 18h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim.

“Um dos momentos mais esperados do ano é a nossa Feira do Livro, provavelmente o mais democrático evento literária do Brasil, totalmente aberto. Ampliamos o investimento em relação ao ano passado, com a intenção de dar maior potência à feira”, diz o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura. Nesta edição, a prefeitura destinou R$ 250 mil para a realização do evento.

Confira as atividades do estande da Prefeitura de Porto Alegre:

Cultura – A Secretaria Municipal da Cultura fará uma exposição de livros sobre Porto Alegre e terá interação de cosplay. Haverá também palestra musical sobre o futuro do meio ambiente, entre outras ações.

Dmae – As ações do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae) serão voltadas às crianças e aos adultos. Com jogos interativos e distribuição de materiais educativos, a equipe de educação ambiental vai demonstrar, em tamanho miniatura, como funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Também ocorrerá um jogo sobre o tema, cujo vencedor ganhará um kit exclusivo do Dmae.

Assistência Social e Cidadania – Estão previstos um sarau literário, além de uma roda de conversa com profissionais da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para informar e sensibilizar a comunidade sobre o trabalho infantil.

Saúde – Em parceria com o município, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) estará no estande da prefeitura com dicas de saúde aos visitantes.

Trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) levará para a Praça da Alfândega o mascote Azulito, para informar sobre educação no trânsito. Outra ação terá os óculos simuladores, que permite ao usuário vivenciar um acidente. Também serão divulgados os serviços da empresa pública, com a entrega de folders para orientar a comunidade.

Limpeza urbana – A programação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) inclui informações sobre o caminho dos resíduos na cidade (materiais recicláveis, orgânicos e rejeitos) por meio de informativos, miniusina de triagem, maquete de aterro sanitário e jogos. Serão apresentados projetos e atividades do DMLU, além do atendimento ao cidadão para orientar sobre segregação de resíduos e plantios urbanos sustentáveis, por exemplo.

Educação ambiental – Representantes da prefeitura irão falar sobre o Plano de Logística Sustentável, com demonstração da correta dispensa de resíduos em lixeiras e a separação de lixo.

Causa animal – Está programada uma feira de adoção no local, além da distribuição de Cartilhas Vet Mirim, com informações sobre bem-estar e cuidados com os animais.

Leia mais:

Tabajara Ruas é o patrono da 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre
Começa a montagem da Feira do Livro na Praça da Alfândega
69ª Feira do Livro será aberta nesta sexta-feira

Notícia anterior
Próxima notícia

Comentários

AMRIGS – PlayPress

[…] 28/10/2023 Berlinda 28/10/2023 Mônica Leal 27/10/2023 Prefeitura de Porto Alegre 27/10/2023 Consumidor RS 27/10/2023 Zero Hora 27/10/2023 Sis Saúde 26/10/2023 Tua Rádio  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo