Pacientes de Novo Hamburgo e região atendidos pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) IV receberam do Governo do Estado e da Prefeitura de Novo Hamburgo 100 aparelhos auditivos e seis botas e palmilhas ortopédicas, as chamadas OPMs (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção). O evento ocorreu na instituição, localizada no bairro Rondônia, com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e da prefeita, Fátima Daudt.
O CER de Novo Hamburgo oferece atendimento nas especialidades de psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoterapia, pedagogia, serviço social, nutrição, enfermagem, neurologia, fisiatria, otorrinolaringologia e oftalmologia, com foco em reabilitação auditiva, visual, intelectual e física, além de acolhimento às famílias dos pacientes. Novo Hamburgo é referência para 42 municípios de toda a região.
A diretora técnica do CER, Eliane Fagundes Fernandes, que assumiu o cargo nesta mesma data, falou que o paciente chega no local para receber o aparelho auditivo e já sai com data agendada para o retorno de adaptação.
Também estão oferecendo o serviço de sapateiro ortopédico, que desenvolve botas e palmilhas, ou adapta o calçado cotidiano da pessoa, de acordo com a necessidade de cada um, principalmente para crianças com deficiência e adultos com pé diabético. Para isso, eles recebem acompanhamento do médico fisiatra. “Aqui é um lugar de recomeço. Os pacientes recebem um plano singular terapêutico, onde é designado as terapias necessárias para cada caso, com solicitação de exames específicos. As crianças também passam pelo teste da orelhinha. É realizada uma reavaliação a cada três meses enquanto durar o tratamento”, falou a diretora Eliane.
A secretária Arita Bergmann disse que “Novo Hamburgo é uma grande referência no atendimento a pessoas com deficiência. Estamos projetando a construção de programas específicos de reabilitação, principalmente auditiva. Ouvir é fundamental para a saúde de uma pessoa, inclusive para a saúde mental. Também vamos projetar para o próximo ano uma atividade na área da acuidade visual, dando ênfase maior ao atendimento de crianças, porque sabemos o quanto é importante a visão no processo de aprendizagem”.
“O trabalho só dá certo quando se é colocado amor ao que se faz, quando se tem brilho no olho e vontade de fazer. Quando se trabalha assim, acontece o que vemos aqui no CER 4”, ressaltou a prefeita Fátima.
Outras entregas
Em julho deste ano, o Estado já havia entregado cerca de 200 OPMs ao Centro Especializado de Reabilitação IV de Novo Hamburgo. De acordo com a diretora técnica Eliane Fagundes Fernandes, estão programadas mais duas entregas ainda para 2023, uma em novembro e outra em dezembro.
O CER IV de Novo Hamburgo recebeu habilitação do Ministério da Saúde em junho de 2020. No último dia 19, foi assinada uma Portaria com um incremento de R$ 85 mil mensais para custeio do serviço, totalizando um repasse mensal de R$ 345 mil do Governo Federal.