Os alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) foram para a sala de aula nesta segunda-feira (23) para o início da capacitação para uso de arma de fogo. As aulas são ministradas pelos agentes Fábio dos Santos e Tiago Saraiva com foco nos procedimentos básicos como a decisão de tiro dentro de uso seletivo da força, até o último recurso que é justamente o uso da arma de fogo. As aulas práticas com as armas devem ocorrer nas próximas semanas..
Agente Fábio dos Santos recebeu credenciamento junto à Superintendência Regional da Polícia Federal como instrutor para utilização de armamento e tiro. A habilitação permite à GCM capacitar outros agentes, da própria guarda ou membros de outras forças de segurança. Enquanto Saraiva é pós-graduado em operações Especiais Policiais.
O diretor-geral da GCM, José Carlos Pedrozo, destacou a importância da teoria para o conhecimento da legislação penal, legislação municipal e do CTB. O foco desse curso é a prevenção, pois no detalhe é que pode ser salva a vida de alguém e a boa orientação faz a diferença”, disse a secretária Giselda Matheus.
Saiba mais
O Curso de Formação dos 42 Novos Agentes da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo, na Unisinos, começou no doa 12 de junho. São 494 horas-aula divididas em três etapas. De 12/06 até 26/09 as aulas foram no campus São Leopoldo, de segunda a quinta-feira, pela manhã e tarde; e na sexta-feira, pela manhã. As outras duas etapas serão na Escola de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo (EFAG), pertencente à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (SEMUSP).