Após cassação de dois candidatos por boca de urna, Comdedica anuncia os 10 novos conselheiros tutelares de São Leopoldo

19 de outubro de 2023 - 13:59
Por Juliano Palinha

Dezenove dias após a eleição para conselho tutelar em 1º de outubro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Leopoldo (COMDEDICA), publicou o resultado final das eleições que alterou a relação dos 10 mais votados nas urnas.  O candidato João Lucas Rodrigues Leiria, 9º mais votado com 1.543 votos, teve a candidatura cassada por boca de urna e com isso Amanda Backes Homem, que fez 1.462 votos, está eleita. O segundo impugnado foi o suplente Mano Astral que fez 912 votos. 

A comissão eleitoral especial  composta por dois representantes da sociedade civil e dois do governo, aceitou a resolução da promotora Mara Job Pedro com a denúncia descrita sobre os dois casos de boca de urna durante o horário de votação. 

A presidente do COMDEDICA, Maristela Brasil Pereira, diz que os dois casos foram analisados e os nomes foram impugnados. “Recebemos as denúncias e passamos a decisão do nosso parecer em relação a esses dois nomes”, afirmou a presidente.

APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Durante as eleições do dia 1º de outubro o Ministério Público acompanhou a Comissão Eleitoral e fiscalizou o pleito. Segundo a promotora Mara Cristiane Job Beck Pedro, um relatório dos fatos ocorridos durante a votação foi produzido por ela e encaminhado a comissão (em anexo o relatório). “A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São Leopoldo concorda e aplaude a decisão da Comissão, referendada pelo COMDEDICA”, afirma a promotora.

O QUE DIZEM OS DOIS CANDIDATOS IMPUGNADOS

A reportagem da Berlinda conversou com os dois candidatos que foram impugnados. João Lucas diz que só falaria em uma entrevista ao vivo na rádio. A reportagem insistiu, mas ele não retornou mais. Mano Astral nega as acusações e disse que encaminhou dois recursos. “Primeiro que não fiz nada que estão falando. Apresentei dois recursos, mas a comissão não aceitou. Preciso me aprofundar mais sobre qual o poder da comissão que acusa e julga ao mesmo tempo. Mas também não quero entrar nessa de polêmica. Coloquei meu nome a disposição diante de um trabalho que já faço há mais de 20 anos. Seguirei fazendo, não quero gastar energia com isso também”, justificou Mano.

OS 10 CONSELHEIROS ELEITOS  E OS SUPLENTES
  1. Gabriel de Oliveira – 2.625 votos
  2. Leticia Klaus – 2.525 votos
  3. Alexandre dos Santos Silva -2.352 votos
  4. Patricia Giacomini – 2.348 votos
  5. Mateus Lesina – 1.681 votos
  6. Karolina Konzen – 1.651 votos
  7. Loreni de Goes – 1.629 votos
  8. Adeli Fernandes – 1.596 votos
  9. Karen Rocha – 1.487 votos
  10. Amanda Backes Homem – 1.462 votos

Confira os suplentes:

  1. Silvana Kaizer – 1.458 votos

  2. Adriano Maicá – 1.435 votos

  3. Leila Lopes – 1.416 votos

  4. Marcelo Costa – 1.374 votos

  5. Dione Cristiane – 1.345 votos

  6. Denismari Graminho Boardman (Marry) – 1.206 votos

  7. Liane Mendonça – 1.146 votos

  8. Pedro Alberto Flores (Tenente Flores) – 794 votos

  9. Cândido Luiz Machado – 345 votos

Candidaturas impugnadas:

  1. João Lucas Leiria – 1.543 votos

  2. Mano Anderson Bittencourt – 912 votos

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo