Centro Integrado de Especialidades em Saúde da Feevale é referência em reabilitação

18 de outubro de 2023 - 15:14

O Centro de Especialidades em Saúde (Cies), da Universidade Feevale, referência na área da reabilitação no Vale do Sinos e Região Metropolitana, ampliou o serviço  da  Clínica de Fisioterapia  com mais dois recursos de ponta. Trata-se de uma Unidade de Treinamento Locomotor e de um Universal Exercise Unit (UEU). Totalizando cerca de R$ 90 mil em investimento, os dispositivos permitem uma série de possibilidades de tratamento em fisioterapia neurofuncional, para pacientes de todas as idades.

 

O Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) atende a pacientes provenientes de convênios com secretarias de saúde da região (via Sistema Único de Saúde), filantropia e particular. Os agendamentos podem ser realizados pelo e-mail cies@feevale.br, pelo telefone (51) 3586-8813, ou presencialmente (Rua Rubem Berta, 200, Novo Hamburgo). Para a possibilidade de gratuidade, é realizada uma avaliação socioeconômica com assistente social.

 

Treinamento locomotor – Fisioterapia neurofuncional que favorece a habilidade de caminhar, melhorando o desenvolvimento motor e cognitivo. Na reabilitação em Unidade de Treinamento Locomotor, são realizadas atividades em uma esteira equipada com mecanismo de suspensão do peso corporal (guincho, balança e colete), que proporcionam o alívio do peso do adulto, facilitando o treino de marcha com alinhamento adequado e maior eficiência. A progressão também envolve tempo na esteira, velocidade, distância percorrida, sentido e inclinação do equipamento. “O foco é sempre em obter mais controle e realizar movimentos do corpo o mais próximo possível do natural”, explica o coordenador do curso de Fisioterapia, Cesar Augusto Teixeira.

Universal Exercise Unit (UEU) ou Unidade Universal de Exercícios – Sistema de suspensão que utiliza cintos, cordas elásticas e um sistema de roldanas para permitir que pacientes com distúrbios neuromusculares se movam mais livremente. Permite suspender segmentos corporais para eliminar a força da gravidade e reduzir o peso, o que torna o exercício de fortalecimento mais fácil do que os exercícios tradicionais, isolando grupos musculares, fornecendo assistência e resistência adequadas para músculos ou grupos musculares fracos na conclusão do movimento completo. “O objetivo é melhor o padrão de movimento e acelerar o desenvolvimento de habilidades funcionais importantes para reestabelecer a funcionalidade”, pontua Teixeira.

 

Veja algumas áreas especializadas de tratamento fisioterapêutico oferecidas pelo Cies

– Fisioterapia pélvica: é indicada, principalmente, para gestantes em preparação para o parto e no pós-parto, disfunções sexuais masculinas e femininas, tratamento de incontinência urinária e fecal, prolapso dos órgãos pélvicos, e dores em geral que têm relação com a região pélvica, abdominal e coluna.

– Fisioterapia cardiopulmonar: baseia-se em exercícios aeróbicos (caminhadas no solo ou em esteira, bicicleta ergométrica) e resistidos (utilizando pesos, estações de musculação) que condicionam o paciente, gerando diminuição da falta de ar, e melhor desempenho nas atividades de vida diária. É de grande importância na recuperação infarto, pós-operatório, em pacientes hipertensos ou com problemas cardíacos.

– Fisioterapia dermatofuncional: dedica-se ao pré e pós-operatório de cirurgia plástica, pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, angiologia e linfologia, dermatologia, estética e cosmetologia, endocrinologia e queimados. O objetivo é desenvolver e conservar a capacidade físico-estético-funcional nos distúrbios endócrinos, metabólico, dermatológicos, linfáticos, circulatórios, osteomioarticulares e neurológicos, tanto clínicos quanto cirúrgicos, que fazem a inter-relação com a pele (sistema tegumentar).

– Fisioterapia aquática: utiliza exercícios terapêuticos e métodos específicos em piscina aquecida para tratar diversos tipos de patologias nas áreas da ortopedia, reumatologia, oncologia, neurologia, cardiorrespiratória, desportiva, geriatria e pediatria.

Fisioterapia neurofuncional: atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias).

– Fisioterapia esportiva: engloba o enfoque esportivo com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção terapêutica e recuperação funcional do atleta amador e profissional.
– Fisioterapia oncológica: proporciona a assistência específica a pessoas com limitações funcionais causadas por doenças oncológicas.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo