Vera Maria Hoffmann embarcou Nas Asas da Imaginação (como escreveu na mala que carrega o material de contação de histórias) e voou até o Ceará para encantar crianças das séries iniciais da rede municipal de educação na cidade de Guaraciaba do Norte (Ceará) distante 4.089 mil km de São Leopoldo. Vera é uma das homenageadas da VII Edição do Prêmio Baobá troféu concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, instituições de ensino e organizações que fomentam e fortalecem a arte narrativa, a literatura e a leitura no Brasil. Na quinta-feira (19), à noite, receberá o troféu no auditório da Editora IMEPH, em Fortaleza, onde está desde sábado (14).
Magia no Sítio Guarani
“A programação começou ontem (16) quando saímos de Fortaleza, rumo a Guaraciaba do Norte, no Sítio Guarani, um lugar onde o encantamento faz morada. Hoje (17) tivemos contação de histórias para turmas dos anos iniciais, da rede pública, que foram recebidos aqui no Sítio Guarani. À tarde foi reservada para atividades para professoras da rede e a inauguração da Sala de Leitura Lenice Gomes”, contou Vera acrescentando que amanhã (18) terá City Tour, pela Serra de Ibiapaba. “Em Fortaleza faremos uma visita guiada na Editora IMEPH, premiação à noite e na sexta-feira (20) visita à Casa de José de Alencar, encerrando o evento com uma ciranda com os Contadores Presentes”, disse Vera professora aposentada da rede municipal de educação de São Leopoldo.
Saiba mais
O Prêmio Baobá é direcionado para contadores de histórias, escritores, editoras, escolas que incentivam a arte narrativa, literatura e a leitura no Brasil. A idealizadora e curadora é Andrea Sousa, referência na pesquisa, promoção e fortalecimento da Cultura Popular, da leitura e Literatura. Pelo segundo ano o prêmio sai de São Paulo e percorre o Brasil. Em 2022 foi em Goiás.
Em 2023, o patrocínio é da Editora IMEPH, Editora referência na valorização, publicação e ações potencializadoras da Cultura Popular, despertando o interesse pelo livro, o gosto pela leitura, enriquecendo a bibliografia para contadores de histórias e mediadores de leitura. É destaque nas bienais do livro no Brasil pela criatividade nas instalações e acervo.