Ponto turístico do litoral do RS, plataforma marítima de Atlântida desaba, diz prefeitura

15 de outubro de 2023 - 12:02

Um dos principais pontos turísticos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a plataforma marítima de Atlântida, em Xangri-Lá, cedeu e desabou na madrugada desta domingo (15).

De acordo com a prefeitura da cidade, a estrutura da plataforma já estava comprometida há pelo menos dois anos, e negociações para reparos do local entre a administração municipal e a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama), órgão independente responsável pela manunteção do local, estavam em andamento.

“Acredito que agora não tenha mais o que fazer. Nunca foi feita uma manutenção adequada. É muito triste ver um ponto turístico e histórico da cidade se deteriorando”, diz o prefeito Celso Bassani Barbosa (PTB).

Em 2021, uma reforma do local chegou a ser acordada entre prefeitura e associação, com participação do Ministério Público Federal (MPF) e do governo federal, mas a obra não avançou devido a entraves burocráticos. Desde lá, a plataforma teve sua estrutura ainda mais deteriorada, com corrosões, rachaduras e rompimentos nas vigas de suporte.

Em 1997, uma parte da estrutura da plataforma já havia cedido, e nunca foi completamente restaurada. Ondas fortes em 2016 e 2019 também já haviam danificado parte do pier.

Uma manifestação em frente ao local, organizada pelo fotógrafo David Castro, será realizada neste domingo, a partir das 15h.

Por G1

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo