Israel sob ataque: dia 3 da guerra. Setecentos mortos israelenses

9 de outubro de 2023 - 06:33
Por Israel de Fato

12h01 – Hamas inicia uma nova leva de lançamentos de muitos foguetes sobre o território israelense. Aos israelenses chegam avisos ininterruptos de foguetes a caminho de Israel, inclusive ao centro de do país em cidades como Jerusalém e Tel Aviv. A cidade de Raanana, onde há muitos brasileiros, também está sob ataque.

11h57 – A agência de notícias estatal chinesa Xinhua cita uma fonte anônima do Catar que informa que o país estaria negociando uma troca de prisioneiras entre Hamas e Israel. Segundo a agência estatal da China, o objetivo seria a libertação de prisioneiras palestinas em Israel. Em contrapartida, as mulheres israelenses sequestradas pelo Hamas seriam liberadas. Importante esclarecer que, para além da Xinhua, nenhuma outra agência, veículo ou fonte confirma essa informação.

11h47 – Complementando a informação anterior: o Exército de Israel já detém o controle de todo o território israelense invadido. Mas ainda há combates em curso nessas comunidades.

11h36 – INFORMAÇÃO URGENTE: Daniel Hagari, porta-voz do Exército, informa que Israel agora tem controle de todos os kibutzim e comunidades do sul do país que haviam sido ocupadas parcial ou integralmente pelo Hamas. Desta forma, segundo Hagari, Israel passa agora a exercer posição de ataque ao grupo.

10h30 – O Ministério das Relações Exteriores da Tailândia informa que ao menos 12 cidadãos do país foram mortos pelo Hamas. Muitos tailandeses trabalham em Israel, especialmente na área de agricultura.

09h52 – Aumentando ainda mais a possibilidade de responsabilização do governo de Israel pelas falhas de segurança, um membro do serviço de Inteligência do Egito disse à agência AP que o país teria avisado aos israelenses que “algo maior a partir da Faixa de Gaza” estava a caminho:

“Nós avisamos a eles que uma explosão da situação estava a caminho, e muito em breve, e que seria grande. Mas eles subestimaram esses avisos”, afirmou. O oficial pediu para não ter seu nome divulgado.

Ainda de acordo com o egípcio, o governo israelense teria preferido se concentrar na escalada de violência na Cisjordânia.

09h42 – Pode variar entre 30 e 40 a quantidade de pontos em que a cerca que separa a Faixa de Gaza de Israel teria sido danificiada pelo Hamas, segundo o Canal 12.

09h23 – De acordo com o Exército de Israel, cerca de 3.300 foguetes foram disparados pelo Hamas até agora.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo