Autores literários visitam escolas municipais pelo Programa LeiturAção

7 de outubro de 2023 - 09:18

O Programa LeiturAção, da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed), levou três autores literários às escolas municipais durante a semana. O escritor de literatura infantil Eliandro Rocha visitou os anos iniciais e a Educação Infantil das EMEFs Maria Emília de Paula e Franz Louis Weinmann, na segunda-feira, dia 2.  O autor Athos Beuren se encontrou com os anos finais das EMEFs Zaira Hauschild e Paul Harris na terça-feira, dia 3, e Antônio Schimeneck, visitou os anos finais das escolas EMEFs José Grimberg, Otília Rieth, Germano Sperb, São João Batista e Álvaro Nunes, na quarta (04) e quinta-feira (05).

De acordo com a coordenadora do programa, Renata Garcia Marques, a rede municipal está escrevendo uma nova história do LeiturAção. “Em cada escola, tivemos diferentes trabalhos literários, mas os alunos foram os grandes protagonistas! Site de Fanfics, fanzines, batalha de rimas, caminho de histórias (LeiturAção e robótica), produção de curtas, fotonovelas, HQs, scrapbook, maquetes literárias, apresentações orais, contos, booktubers, poesias, ilustrações das histórias e muitas perguntas para os autores”, declarou.

“É uma alegria chegar na escola e presenciar um momento como este. Aliás, toda nossa rede está de parabéns pela forma como tem recebido e transformado em uma grande celebração estes momentos com escritoras e escritores do programa LeiturAção. Ver o envolvimento dos estudantes e a condução dos professores comprova que todo investimento em ampliar o acesso aos livros nas escolas e instigar o ato da leitura tem uma excelente recompensa,” enfatiza o secretário de Educação, professor Ricardo Luz.

LeiturAção

O LeiturAção é um programa de incentivo à leitura da rede municipal de São Leopoldo, realizando mais de 100 encontros entre escritores premiados na Literatura infantojuvenil e estudantes das escolas municipais em 2023. “É um momento lindo, resultado de muito trabalho literário das escolas municipais. É importante lembrar que nossas escolas escolhem obras e escritores, o que qualifica ainda mais a participação dos professores e potencializa a formação de novos leitores no ambiente escolar”, explica a coordenadora do LeiturAção, Renata Garcia Marques.

O programa é uma política pública municipal que promove a cultura do livro desde o berçário à Educação de Jovens e Adultos, atingindo quase 25 mil estudantes da rede. O acervo das bibliotecas escolares receberão mais de seis mil novas obras literárias para colocar em ação diferentes estratégias e projetos de leitura.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo