Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta de tempestades para a região metropolitana

6 de outubro de 2023 - 18:54

A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um alerta para risco de temporais isolados sobre parte do Estado, entre 6 a 8 de outubro. Conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), um sistema de baixa pressão aliado a um fluxo de umidade e passagem de uma frente fria pelo oceano provocam chuvas volumosas nas Missões, Noroeste, Centro, Vales, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste e Litoral Norte. Também há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento.

O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo segue em declínio, e embora já tenha atingido os critérios para expirar do status de Alerta em relação ao nível, o mesmo é mantido de forma preventiva por conta da previsão de chuvas volumosas para os próximos dias, que caso se concretizem, poderão elevar novamente o nível. À montante, em Taquara, Campo Bom e em Novo Hamburgo segue em declínio.

A Prefeitura de São Leopoldo mantém equipes de sobreaviso para em caso de necessidade colocar em prática os Planos de Contingências elaborados pela Superintendência da Defesa Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Pela Defesa Civil a situação envolve o monitoramento constante do nível do Rio dos Sinos e áreas de risco, informando a população caso se atinja o status de Alerta de inundação. O Alerta é emitido quando o nível chega em 4,30m e há indícios de elevação e previsão de novas chuvas.

Em caso de emergência o contato com a Defesa Civil pode ser realizado através dos telefones: (51) 99117-8291, (51) 98924-7852 ou 2200-0633 (horário comercial). As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão 24h por dia.

Já no caso da SAS o plano é organizar as ações com antecedência, favorecendo o processo de acolhimento e o atendimento das demandas oriundas da situação. A secretaria já possui em estoque colchões, cobertores, roupa de cama, banho e material de higiene pessoal. Também fazem parte dos itens fraldas, mamadeiras, bicos e produtos de alimentação.

Previsão do tempo

Na sexta-feira, 06 de outubro, as instabilidades permanecem concentradas na metade Norte, trazendo a possibilidade de tempo severo, incluindo eventual queda de granizo e rajadas de vento. Além disso, não se pode descartar transtornos associados às tempestades e acumulados que podem atingir pontualmente 120 mm/dia nas Missões, Noroeste, Norte, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Litoral Norte e Nordeste.

No sábado (07), a persistência das instabilidades favorece a continuidade dos temporais e elevados acumulados no Noroeste, Norte, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte, com acumulados atingindo os 120 mm/dia.

No domingo (08), o tempo instável e os elevados acumulados persistem no Norte, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte. Além disso, não podemos descartar transtornos associados ao tempo severo e aos acumulados que podem chegar a 60 mm/dia nessas regiões. A tendência é que o tempo esteja estável em todo o território gaúcho na segunda-feira (09).

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo