Casinhas para cães são entregues a famílias atingidas pelos temporais em Estrela

5 de outubro de 2023 - 06:54

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da subsecretaria de Gestão Ambiental e da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade (Assea), entregou ontem no município de Estrela, 24 casinhas para cães. Os abrigos foram produzidos por apenados de seis presídios do Rio Grande do Sul, em uma parceria com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

Durante as últimas semanas, a Sema, por intermédio da Divisão de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Dippa) e do Programa Voluntariado da Assea, tem realizado ações de resposta ao bem-estar de animais atingidos pelas enchentes, no auxílio aos municípios afetados pelas chuvas no Vale do Taquari. Entre as diversas demandas, identificou-se a necessidade de garantir o bem-estar dos pets das famílias abrigadas em alojamentos temporários.

As 24 casinhas foram doadas à prefeitura de Estrela e recebidas pelo vice-prefeito, João Carlos Schaeffer, que realizará a distribuição para a população atingida pelas enchentes do Vale do Taquari, conforme as necessidades de cada família.

“Os impactos causados pelas chuvas do último mês também atingiram os animais domésticos e muitos deles ficaram, temporariamente, nesses abrigos públicos, junto aos seus tutores. Essa iniciativa proporcionará melhores acomodações e condições de saúde para esses animais”, disse a subsecretária de Gestão Ambiental da Sema, Taiana Ramidoff.

A produção foi realizada por cerca de 25 pessoas privadas de liberdade dos presídios de Arroio do Meio, Encantado, Ijuí, Júlio de Castilhos, Montenegro e Sarandi. Os materiais usados para a confecção foram doados por empresas ou adquiridos pelos próprios agentes penitenciários. Essa atividade é prática usual nos estabelecimentos prisionais. O trabalho desenvolvido tem finalidade educativa e produtiva, buscando a ressocialização dessas pessoas. Com a atividade laboral, os apenados têm redução de um dia de pena para cada três dias trabalhados.

Participaram, ainda, do ato de entrega dos abrigos, o diretor do presídio de Encantado, Patrick Sbardelotto, a diretora do Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, e a coordenadora da Sala Verde de Estrela, Luana Hermes.

Outras ações para a causa animal

Na manhã de ontem, a Sema recebeu, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), 200 kits para a identificação de pets. A entrega foi resultado da coparticipação estabelecida entre a secretaria e o conselho durante os atendimentos realizados nas áreas atingidas pelos temporais. Os materiais foram doados ao CRMV-RS pela empresa AnimallTag.

O kit é composto por nanochip, agulha, seringa, etiqueta, medalha de identificação e leitor de transponder (dispositivo de comunicação eletrônica), que permite identificar e pesquisar os dados dos animais. O material será destinado para a utilização nas regiões afetadas pelas recentes enchentes no Vale do Taquari.

Ainda, durante o encontro, foi debatida a possibilidade da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Sema e o CRMV-RS, para desenvolver políticas públicas de atendimento à causa animal.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo