No Berlinda News Entrevista desta segunda-feira (2), a secretária de Saúde, Andréia Nunes, detalhou o atual sistema informatizado da rede municipal de Saúde sem encaminhamento em papel físico. “Até o início de maio as marcações eram enviadas pelo sistema de malote. A solicitação do médico chegava à secretaria para autorização e após retornava. Hoje o sistema permite o acompanhamento desde o momento que o profissional faz o login até o encerramento do expediente. O mesmo ocorre com requisição de exames e todo o histórico de cada pessoa atendida”, afirmou Andréa. Conforme a secretária, a informatização da rede é um dos avanços, mas outros setores precisam de ajustes e inovação.
48 consultas mês com neuropediatra
“A escassez de especialistas no mercado, por exemplo, neuro, pediatra, traumatologista, cardiologista, entre outros é um desafio de toda a saúde no Brasil. Conseguimos uma clínica que fará 48 consultas/mês para neuropediatra, começamos em setembro e estamos em busca de novos credenciamentos com projeção de ofertar mais 150 consultas mês. Temos um traumatologista atendendo no Hospital Centenário.”
Saúde integrativa
“Precisamos fazer a saúde integrativa para a população porque só assim entregaremos o serviço completo e evitaremos o agravamento dos casos. Fizemos um mutirão de consultas e procedimentos no sábado chamando pessoas que estavam na fila aguardando dermatologista oftalmologista por conta de catarata que muitas vezes é decorrente da diabete. A saúde integrativa vai tratar de todos os sintomas, doenças e fazer prevenção a diabete, por exemplo. Temos assistência odontológica nas casas para acamados porque a saúde bucal provoca muitas outras doenças. A falta de um dentro tem consequências sérias para a saúde da pessoa.”
Canal de comunicação
“No último mutirão fizemos contatos com 180 pessoas que estavam na fila aguardando por consulta com dermatologista. Dos 180 pessoas contatadas que confirmaram, mas não foram, ou seja, poderíamos ter chamado outras pessoas que estão aguardando. As pessoas mudam o número de telefone e quando são procuradas não atendem. Estamos vendo um sistema de comunicação, um canal que realmente seja eficaz, como mensagem por whats e que responda perguntas básicas.”
Saúde na hora “
O programa Saúde na Hora funciona na Cohab/Feitoria atende das 8 às 20 horas para oferecer atendimento médico à população durante horários mais flexíveis, incluindo no período noturno e aos finais de semana. O principal objetivo do programa é ampliar o acesso dos usuários às ações e serviços ofertados pela Atenção Básica.”
Ouça o programa completo