Encontra um objeto ou dinheiro e não devolver ou entregar no prazo de 15 dias pode configurar crime de apropriação de coisa achada, tipificado no Código Penal. Ao encontrar um objeto perdido ou esquecido, a população deve buscar o dono ou entregar ele a alguma autoridade policial.
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de São Leopoldo, sob coordenação da delegada Cibelle Savi, efetuou, por meio do Cartório de Mediação de Conflitos, a restituição de mais de R$ 1, 1 mil a um motoboy que havia perdido os valores em via pública.
De acordo com a delegada, o motoboy Luiz Carlos registrou o boletim de ocorrência pelo crime de apropriação de coisa achada após perceber que tinha perdido todo o valor do seu pagamento, que estava dentro de um envelope.
A partir das imagens da câmera de uma farmácia, foi possível constatar que um casal teria pego esses valores logo após sair daquele estabelecimento.
Após, diligências para localizar quem eram os clientes que teriam pego o envelope de Luiz Carlos a equipe de mediação conseguiu a qualificação dos indivíduos e propôs a mediação de restituição dos valores apropriados.
O termo foi assinado na manhã desta segunda-feira (2) e o dinheiro devolvido ao motoboy. Quem achou não responde nenhum processo, pois assinou termo.