Desde às 8 horas da manhã estão abertas as urnas para eleições do Conselho Tutelar em todo Brasil. A votação vai até às 17 horas. Como o voto não é obrigatório o movimento na manhã deste domingo ainda é baixo em São Leopoldo.
A reportagem da Berlinda circulou em dois colégios eleitorais, Escola Visconde de São Leopoldo e Polisinos, e cerca de 50 pessoas já registraram seu voto.
No município são 21 candidatos para 10 vagas. Cada eleitor pode escolher cinco nomes. Na hora de votar precisa digitar o número e confirmar um por um até completar todo o processo.
Em São Leopoldo são mais de 170 mil eleitores aptos. O eleitor precisa levar um documento com foto e saber qual sua seção e zona. Diferente que uma eleição partidária o número de colégio eleitoral são menores. No município são 26 escolas. Algumas, como o Visconde, por exemplo, se concentra o maior número de seções: 66 no total. Ali também tem eleitores da Zona 51 e 73.
A organização das eleições, assim como a totalização dos votos, é de responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município. O escrutínio ocorre após às 17 horas na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. O resultado sai ainda neste domingo.