Mais uma vez prefeitura e entidades empresarias de São Leopoldo estiveram reunidos para tratar do início das obras de revitalização da Independência. Previsto para iniciar neste mês de outubro, o titular da Secretaria Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, e de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, receberam os presidentes das entidades representativas do comércio e serviço da cidade.
A ordem de início deve ser assinada pelo prefeito Ary Vanazzi nos primeiros dias de outubro. A etapa inicial do projeto ocorrerá na primeira quadra, entre a avenida Dom João Becker e a rua Brasil.
Nelson Spolaor reforçou que desde o início do projeto o governo estabeleceu diversos mecanismos de diálogo, seja com os empresários, moradores e conselheiros do Orçamento Participativo (OP) da região. “Esse é um dos projetos de maior impacto para as próximas décadas, e desde o início, nosso governo dialogou na apresentação em diversas reuniões com moradores, entidades, e empresários da região. Prova disso é que várias reivindicações foram atendidas a partir dessa construção coletiva. Estacionamento, ampliação das pistas e o modelo construtivo quadra por quadra, por exemplo, não estavam previstos no projeto inicial, mas foram incluídos após as contribuições da sociedade”, explicou.
Felipe Feldmann, presidente da Acist destacou a importância do diálogo e do projeto. “Temos acordo com o projeto, ele é ótimo, evidente que nossos comerciantes ficam receosos com os transtornos que a obra causará, e esse foi o motivo da agenda, de dialogar com o governo sobre isso.” pontou Feldmann.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Olinto Menegon, afirmou da apreensão dos comerciantes, mas reafirmou o apoio ao projeto. “Evidente que como entidade, acolhemos a apreensão dos nossos lojistas, e desde o início participamos desse processo de diálogo com a prefeitura, sabemos que obras causam transtornos. Ficamos felizes de saber que as calçadas ficarão livres para o acesso aos comércios e que a obra avançará quadra por quadra” afirmou Menegon.
O presidente do Sindilojas, Walter Seewald, reafirmou a preocupação com o período do Natal e das datas comemorativas, e também reafirmou a importância da obra. “Muitos lojistas estão preocupados e trouxemos para o governo essa situação, evidente que uma obra desse tamanho não se faz do dia pra noite, esse processo quadra a quadra já será bem importante com as calçadas livres e as ruas transversais não sendo obstruídas todo o período, já ajuda muito no fluxo”, afirmou Seewald.
Os dirigentes reforçaram a preocupação dos comerciantes e empresários em geral com o início das obras próximo do Natal, uma das datas de maior circulação nas lojas e estabelecimentos.
O secretário Nelson Spolaor esclareceu que “só estamos dando ordem de início da obra nos próximos dias, pois tivemos que realizar ao longo do projeto diversos ajustes de adequações e é um processo licitatório muito complexo, até pela magnitude da obra.” Completou.
Os secretários também explicaram que as obras não irão obstruir as calçadas, permitindo que os comércios sigam funcionando normalmente, apenas com a pista para veículos sendo bloqueada, enquanto são construídas as galerias de concreto. Conforme as obras avançarem, a Prefeitura providenciará espaços que servirão de estacionamento, substituindo aqueles que estiverem em manutenção.