O Espaço Literário foi palco de uma conversa com Ana Garske, jornalista e autora do livro “Parque Imperatriz – O Gigante Verde do Vale dos Sinos”. A atividade ocorreu na terça-feira e integrou a programação da 37ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos. O bate-papo contou com a participação do titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter; do historiador, Márcio Link, e mediação do poeta Elson Cascata.
Anna Garske contou sobre o processo de escrever a obra. “Este livro foi construído com a colaboração de muita gente. Conforme me aprofundei na leitura sobre o parque, percebi que o tamanho da proposta era muito maior do que eu pensava. São décadas de história que recolhi e trabalhei, com vários dias de pesquisa, saídas de campo e entrevistas. Foi um grande projeto e de grande importância”, explicou Anna.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, a obra transmite uma ideia que casa perfeitamente com o momento que se vivencia atualmente, de emergência climática. “A Semmam constituiu o Observatório de Mudanças Climáticas de São Leopoldo e desde então temos realizado uma série de atividades relacionadas com o assunto, como o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e o Plano Local de Ação Climática”, destacou Etter.