VÍDEO : Imagens mostram nuvem de temporal “engolindo” Caxias do Sul

23 de setembro de 2023 - 18:23

 

Fotos e vídeos em time lapse registraram o impressionante avanço de uma nuvem de tempestade pouco antes das 11h da manhã de hoje em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A enorme nuvem do tipo prateleira, um Cumulunimbus, com nuvens baixas na sua parte frontal e condensação, avança sobre a área urbana da cidade e confere o aspecto de a cidade ter sido “engolida” pela nuvem.

Com a chegada da nuvem de tempestade, a visibilidade reduziu-se muito rapidamente e o dia virou “noite” em Caxias do Sul com a iluminação pública se acedendo. A chuva chegou com rajadas de vento e trovoadas ao município serrano do Rio Grande do Sul. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade de Bento Gonçalves, perto de Caxias do Sul, registrou rajadas de vento de até 86 km/h na chegada da nuvem de tempestade à região da Serra Gaúcha.

Essas nuvens do tipo Cumulounimbus, que podem atingir enormes alturas, de dez a vinte quilômetros, podem ser densas o suficiente para bloquear a luz solar até certo ponto, causando um efeito de escurecimento do céu e o aspecto de noite em pleno dia. No entanto, o nível de escuridão experimentado durante uma tempestade não é equivalente às condições noturnas.

As imagens de satélite da manhã de hoje mostravam nuvens extremamente carregadas com topos apresentando temperatura de até -70ºC a -80ºC, significando que as suas alturas máximas eram muito altas, capazes de gerar bloqueio em grande parte da luz solar e o efeito de escuridão

Houve o deslocamento de um sistema de tempestades com nuvens muito carregadas a partir do Oeste e do Sul gaúcho para o Centro do estado e na sequência para o Nordeste do território gaúcho, alcançando a Serra depois de passar pelos vales.

Por MetSul Meteorologia

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo