O segundo dia da 37ª Feira do Livro de São Leopoldo, na praça da Biblioteca, foi precedido de chuva intensa na madrugada, mas sem comprometer a programação e a visita dos 1,5 mil estudantes. Isso porque a estrutura foi montada prevendo a chuva, ou seja, realidade dos eventos climáticos que atingem principalmente o RS. Mudanças climáticas está na pauta mundial exigindo ações urgentes especialmente dos governos.
“Estamos atualizando o Regimento Interno (RI) da Câmara de Vereadores e teremos uma comissão permanente sobre mudanças climáticas. Precisamos falar sobre esse tema e principalmente desenvolver políticas públicas e ações para prevenção inclusive de protocolos que garantam a segurança da população. Toda a sociedade precisa tratar disso”, disse a vereadora Iara Cardoso (PDT) no Berlinda News Entrevista desta sexta-feira, diretamente do espaço literário da Feira do Livro.
Sobre a feira, Iara Cardoso destacou a organização e o São Léo Mais Livros que nesta edição garante R$ 60 reais para alunos e todos os profissionais da educação, da escola. “Alegria de ter votado essa matéria no plenário que não tem nenhuma justificativa para críticas. É leitura, cultura e oportunidade de todos os estudantes da rede municipal escolherem e comprarem livros numa realidade financeira que 90% das famílias teria condições de comprar livros”, analisou Iara.
Para o coordenador do Sistema Municipal de Cultura, Marco Fillipin, a organização aliou inteligência, experiência e coração. “É a 37ª edição e já levamos muito laço, mas agora o resultado está aqui com esses estudantes e público em geral. Num universo de 30 mil famílias que tem os filhos na rede municipal estão vendo seus filhos acessando tudo isso pela escola. Isso é responsabilidade do governo com a educação”, destacou.
Fotos/Juliano Palinha
A magia da contação de histórias
Professora da rede municipal de Novo Hamburgo e da rede estadual e escritora especialista em literatura infanto juvenil, Jane Angel fez contação da história “Vó Dora e a Fada das Histórias”, título do livro lançado na feira. No palco, a Fada das Histórias tem a parceria do Zé, que hoje tem parte do cabelo azul. “As crianças pediram que o Zé também tivesse cabelo azul igual ao da Fada. E nós precisamos ouvir as crianças, dar importância porque elas são muito criativas. E a forma de contar precisa passar verdade, sentimento. Quem conta precisa acreditar na história”, destacou a Fada que estará novamente na feira domingo, 14 horas, no espaço literário.
Confira a programa desta sexta-feira a partir das 14 horas
14h Poetas Vivos- Deixa o Menor Crescer, Deixa o Menor Rimar”- SLAM- Lona de Circo
14h Rococó Produções- De La Mancha- “O Cavaleiro Trapalhão” – Teatro- Palco Principal
14h15 A ponte Contação de histórias – ESPAÇO ESCOLA PÚBLICA DÁ CERTO
14h30 Encontro com o Autor Dilan Camargo- Espaço Literário
15h Poetas Vivos- Deixa o Menor Crescer, Deixa o Menor Rimar”- SLAM- Lona de Circo
15h Rococó Produções- De La Mancha- “O Cavaleiro Trapalhão” – Teatro- Palco Principal
15h30 Encontro com o Autor Dilan Camargo- Espaço Literário
17h Jurema Chaves- Sessenta Anos de Poesia e Poemas do Entardecer- Espaço Literário
17h30 Lançamento do livro OcupaAção de Elson Cascata- Espaço Literário
18h Mesa Literária: Literatura Negra- Elson Cascata e Lilian Rocha- Espaço Literário
19h Mesclã- Hip Hop- Palco Principal
20h Bataclã FC- -Música- Palco Principal
Ouça o programa completo