Polícia Civil prende foragido, líder de organização criminosa, em condomínio de alto padrão

21 de setembro de 2023 - 18:43

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capturas, após investigação que durou três meses, prendeu um dos líderes de facção criminosa oriunda do bairro Vila Jardim, em Porto Alegre. A prisão ocorreu em um condomínio de alto padrão no bairro Sarandi, na Capital, na última terça-feira (19). Contra o indivíduo, havia três mandados de prisões preventivas. Ele estava foragido desde 2021.

O preso pertence a uma facção que teve origem no bairro Vila Jardim, zona Leste de Porto Alegre e é um dos principais aliados do líder dessa facção, o qual foi preso no ano de 2017 em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Desde a sua prisão e transferência para o Sistema Prisional Federal, o indivíduo preso na ação do dia 19 passou a ser um dos principais líderes dessa facção em liberdade.

Ele já foi responsável por gerenciar o tráfico de drogas no bairro Jardim Carvalho. Essa localidade foi alvo de intensa disputa entre as duas facções, ocasionando diversas mortes, fechamento de escolas e comércios. Também teria passado a exercer novas funções dentro da facção oriunda da Vila Jardim, atuando no financiamento para compra de armas e drogas, inclusive passando a ter alianças com outras facções, tais como uma oriunda da Vila Cruzeiro e outra oriunda do Vale dos Sinos.

Segundo o Delegado Gabriel Casanova, a investigação durou cerca de três meses. “Durante o período, foi possível confirmar que nos últimos anos o indivíduo passou por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e até pelo Paraguai. Ele não costuma ficar mais de uma semana no mesmo local, justamente para evitar a sua prisão ou a ação de grupos rivais”, relatou o delegado.

A partir da investigação realizada, os policiais verificaram que o indivíduo poderia estar nesta semana na cidade de Porto Alegre, em uma casa dentro de um condomínio de alto padrão, na zona norte de Porto Alegre. Diante disso, os policiais passaram a monitorar diariamente o local. Até que na tarde da última terça-feira o indivíduo foi visto na sacada da casa, nos fundos. Dessa forma, foi montada uma operação urgente. A casa foi cercada e o indivíduo foi capturado. “Ele tentou fugir da ação policial e só não obteve êxito porque a casa estava totalmente cercada. Na casa foi encontrada uma carteira de motorista com sinais de adulteração, a qual foi apreendida e será encaminhada para perícia”, completou Casanova.

O foragido possui antecedentes por tráfico de drogas, porte de arma de uso restrito, corrupção de menores, associação criminosa e homicídio.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo