11ª Motic São Leo Internacional inicia nesta terça-feira destacando iniciação cientifica nas escolas

12 de setembro de 2023 - 18:10

A 11ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic) São Leo Internacional 2023 iniciou oficialmente nesta terça-feira (12) em São Leopoldo. A abertura oficial da feira que incentiva, promove, compartilha e divulga os projetos de iniciação científica realizados por estudantes e professores mobilizou as escolas de ensino fundamental, educação infantil, além de escolas estaduais, privadas e de instituições educacionais de outros estados. A Mostra segue até sexta-feira, 15 de setembro, e tem visitação gratuita.

Hoje e amanhã (13) ocorrem as apresentações e avaliações dos projetos desenvolvidos por crianças das escolas infantis. A partir de quinta (14) e sexta-feira (15) é a vez da apresentação de outros projetos do ensino fundamental, EJA e ensino técnico. “São 10 mil jovens que participaram do processo de construção da Motic e são 247 projetos selecionados dos mais 2,5 mil projetos produzidos nas escolas. Isso é uma verdadeira revolução do ponto de vista da pesquisa, do estudo, do aprofundamento de temas estratégicos da sociedade que nós vivemos. São dezenas de temas tratados pelas nossas crianças que com isso tem um aprofundamento maior, tem uma outra visão de mundo, de vida, tem uma outra postura cidadã”, destacou o prefeito Ary Vanazzi, durante o discurso de abertura da Mostra.

O formato presencial ocorre no ginásio municipal Celso Morbach nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2023. O formato on-line ocorrerá através do site da 11ª MOTIC São Leo Internacional onde cada projeto inscrito tem banner, vídeo e o resumo exibido, oportunizando a visitação virtual a todos os projetos.

A coordenadora da Motic, professora Lisiani Moraes da Rosa, mostrou os números que dão a dimensão que a mostra tem tomado ao longo das edições. “Neste ano estamos com 247 projetos inscritos, significa que tivemos muito trabalho desenvolvido em todas as escolas do município e de outras cidades, temos 32 instituições convidadas, significando 65 projetos de fora presentes hoje na Motic”, disse a professora.

“Têm muitos projetos de qualidade desenvolvidos nas escolas, então tem trabalhos que também mereciam estar aqui”, destacou o secretário de Educação, professor Ricardo Luz. “O que as nossas crianças e nossos jovens precisam é de condições para que estejam aqui – como ferramentas e valorização dos professores. São elas que vão garantir o nosso presente e nosso futuro”, completou Luz.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo