Foram longos e intermináveis oito anos sem nosso futebol varzeano em São Leopoldo. Um vazio ao passar pelos campos do município e não ver uma viva alma. Uma dor para uma competição que já foi referência no futebol gaúcho. Mas neste domingo, 10 de setembro de 2023, o nosso municipal está de volta. Passei praticamente o dia no campo do Alambique, palco escolhido, e por sorteio, para não haver nenhuma dúvida, o local para a bola voltar a rolar após oito anos. Famílias, atletas, dirigentes, políticos e apaixonados por essa competição que reúne os ídolos do bairro em campo. A verdadeira festa popular na sua essência.
Parabéns Lemos
Não vou falar do vereador Lemos. Vou falar do amigo de infância que se tornou um líder comunitário da baixada. Quis o destino que o ex-presidente do Alambique estivesse a frente da pasta do esporte para trazer o campeonato de volta. Quis o destino que o Alambique fosse sede da abertura da competição. Lemos, como sempre fez, montou seu time. Escalou William Tiago como secretário de esporte. Mas foi além, buscou Marquinhos Paraíba, um craque do passado dentro das quatro linhas que mostrou toda sua competência fora dela. O resultado a gente viu neste domingo. Um retorno de gala do nosso campeonato.
Habilidoso
O secretario William Tiago jura de pé junto que foi fera dentro de campo. Confesso que não lembro, até porque somos de gerações diferentes, mas uma coisa tenho certeza. Tem se mostrado habilidoso em conduzir a pasta do esporte. Tem delegado funções. Deu carta branca para o Marquinhos Paraíba organizar o Municipal de campo assim como as competições de futsal com Jaqueline Dávila da Liga Leopoldense de Futebol Amador (LLFA). Não preciso escrever que o resultado até agora é satisfatório.
O 9 que é 10
Importante falar do Marquinhos Paraíba. Vestiu a camisa e como sempre fez quando esteve em campo, marcou um golaço na organização. Está aí um camarada que conheço há anos, mas era aquela amizade que não passava das quatros linhas. Hoje posso afirmar que o cara é 10.
Autoridades
Pena que o prefeito Ary Vanazzi não esteve presente. Logo ele que sempre lutou para o retorno da competição. A justificativa é que o prefeito acompanhou a comitiva do vice-presidente da república no Vale Taquari. Mas é legal ressaltar a presença do vereador Jeferson Falcão e Tarzan e também dos secretários Marcel Frison, da Cultura, Giselda Mateus, da Segurança, e Rafael, da Administração. Foi os que vi ali.
Orgulho dos nossos novos dirigentes
No programa Arquibancada que ocorre todas as terças-feiras à noite na Berlinda (das 20 às 21 horas) sempre falo que falhamos em renovar nossos dirigentes de clubes. Mas preciso reconhecer que temos uma galera muito boa vindo aí. A união deles é fantástica. Hoje quero dar os parabéns ao Tiago presidente do Alambique e ao Dico do Cohab. Vocês são demais. Mas fica aqui o meu agradecimento a todos os outros. Não vou pontuar um a um porque corro o risco de esquecer de alguém.
Os homens do apito
Importante destacar nossa arbitragem. Eles fazem parte do espetáculo e tenho certeza que Associação Sapucaiense de Árbitros (ASA), do amigo Rogério Ubatuba, fará uma grande arbitragem. Aliás, a ASA está no comando, mas com apoio da Associação Leopoldense de Árbitro (ALA), do nosso amigo Preto e Mauro. Experiência não faltará para comandar os jogos.
Festa no céu
Não poderia terminar esse texto sem lembrar do Ary Moura. Se tivesse vivo estaria presente. Um homem dedicado a muitas causas, mas sem dúvida o esporte era uma das maiores deles.
ASLE
Também não posso esquecer de citar a Associação São Leopoldo de Esportes (ASLE), que é presidida pelo Marquinhos. O retorno do futebol varzeano nasce diante da provocação de um grupo de amigos e ex-atletas amadores de São Leopoldo. No dia 11 de setembro do ano passado ocorria o lançamento oficial da Associação, um ano depois o varzeano esta de volta. Parabéns a todos.