Uma boa notícia para os leopoldenses. O Semae colocou nesta quarta-feira a tampa de concreto sobre a caixa que protege a nova válvula instalada em uma das adutoras da Avenida Imperatriz. Hoje também já foi asfaltado a via e o trânsito será liberado totalmente no sábado (9).
Segundo a autarquia, a tampa em questão precisa de um tempo mínimo de cura de sete a oito dias, após a sua fabricação, e para evitar danificações em sua estrutura, é preciso evitar o trânsito – principalmente de veículos pesados – sobre a estrutura.
Entenda o funcionamento da nova válvula
Na avenida Imperatriz, a adutora que abastece a Zona Sul de São Leopoldo é mais antiga e frágil, sendo a estrutura que mais rompe e por isso será trocada futuramente. No lado oposto da via, há uma segunda adutora, que abastece a Zona Norte de São Leopoldo. Assim, em possíveis rompimentos na adutora da Zona Sul, com a instalação da válvula, será possível realizar o manejo de águas, conectando as duas adutoras em um ponto que permite que o eventual reparo da adutora da Zona Sul seja feito sem a necessidade de desabastecer nenhuma região do município.
As duas adutoras são interligadas, em suas extensões, em um ponto próximo à nova válvula. O acesso ao registro para realizar as manobras será por meio de uma caixa de alvenaria com tampa de concreto, próxima à ponte do Arroio Kruze, no qual também foi instalada uma rede para expurgos. A obra foi realizada com recursos próprios da autearquia.