Na manhã desta terça-feira (5) a 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo com apoio da Brigada Militar e da Guarda Civil Municipal deflagrou a Operação Elo Forte decorrente de investigação de combate ao tráfico de drogas. A Operação Elo Forte originou-se a partir da Operação Fake Security, quando observou-se que há uma mesma facção criminosa que está homiziada no Vale dos Sinos se furtando às vistas das forças de segurança e que possui ramificações nos crimes extorsão e no tráfico de drogas e tem nessas duas atividades criminosas suas principais fonte de renda para a continuidade das ações criminosas.
Participaram da Operação Elo Forte cerca de 200 policiais entre Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Civil Municipal para cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e 8 prisões preventivas. Ainda, houve sequestro de 7 contas bancárias.
Até o momento 7 pessoas estão presas: 2 mulheres presas preventivamente, 1 homem por tráfico de drogas, 1 homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e 2 homens que já estavam recolhidos no sistema prisional.
As ações ocorrem nos bairros Vicentina, São Miguel e Rio Branco.