Hospital Centenário terá economia de 80% de luz com implantação de sistema fotovoltaico

29 de agosto de 2023 - 18:45

Com investimentos de R$ 3,5 milhões, o Programa CPFL RGE nos Hospitais, que está sendo realizado no Hospital Centenário de São Leopoldo, é o maior aporte de recursos em obras nos hospitais gaúchos. O sistema fotovoltaico prevê a instalação de 1.162 placas solares distribuídas no telhado (100% concluída) e no estacionamento (66% e em andamento) da instituição. Quando concluída, a obra deve gerar cerca de 80% de economia de energia, o que corresponde a aproximadamente R$ 1,5 milhão ao ano. As etapas serão concluídas no final de setembro e a previsão de conexão da subestação é em dezembro deste ano.

Na tarde desta terça-feira, 29, ao lado dos representantes da RGE, da direção e servidores do Hospital Centenário, o prefeito Ary Vanazzi vistoriou as obras de instalação das placas fotovoltaicas junto ao estacionamento do hospital. Vanazzi lembrou da parceria firmada junto à RGE desde 2017 e as várias ações envolvidas desde então. “Esta construção é um grande projeto que nos orgulha muito, pois vai diminuir o custeio de energia para o hospital, além, é claro, do impacto ambiental. Quero parabenizar e agradecer profundamente todo esse trabalho, essa dedicação e essa parceria”, disse o prefeito.

O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, destacou a importância do projeto para o futuro do hospital. “Essa parceria nos deixa muito mais fortes enquanto instituição pública. Estamos imensamente satisfeitos e agradecidos pelos benefícios econômicos e ambientais que serão gerados, além da rapidez com que o trabalho está sendo realizado”, disse. Segundo ele, em uma outra etapa, o município deve realizar as obras de calçamento do estacionamento com blocos de concreto, investir em iluminação com lâmpadas de led e, futuramente, adquirir equipamentos hospitalares que consumam menos energia.

Para Elisandra Castro, consultora de negócios da RGE, é uma satisfação estar na instituição e reforçar a parceria existente. “O recurso que o munícipio e o hospital utilizam para o pagamento das faturas de energia, poderá ser utilizado em outras necessidades”. A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Giselda Matheus, o secretário municipal do Meio Ambiente, Anderson Etter, e a secretária adjunta de Obras, Angélica Severo acompanharam a vistoria.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo