A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou na manhã de segunda-feira, 28 de agosto, a entrega simbólica de livros educacionais de filosofia e sociologia para oito escolas da rede municipal que trabalham uma ou ambas as matérias em suas grades. As disciplinas não são, atualmente, obrigatórias nos currículos do ensino fundamental, por isso apenas algumas instituições optam pelo seu desenvolvimento.
A atividade ocorreu na Emef Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Ricardo Luz, do secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison – que, enquanto vereador, encaminhou a sugestão para que o município adquirisse livros sobre os temas – de representantes das escolas e de estudantes da Santa Marta das turmas de oitavo e nono ano.
Foram adquiridos 1.340 livros, cujos títulos foram escolhidos pelo coletivo de professores destas disciplinas. São eles: Sociologia (Editora Moderna – Coleção Sociedade Em Movimento) e Filosofia (Editora Sophos – Coleção Novo Espaço Criativo). “Defendemos que o adolescente seja capaz de tomar decisões de forma crítica e que seja um protagonista atuante da transformação da sociedade. Sendo assim, investimos nestes livros para auxiliar professores e estudantes a conhecerem e refletirem sobre a sociedade. Filosofia e sociologia fazem parte de tudo e por isso precisam ser valorizadas”, disse o professor Ricardo Luz.
As escolas que receberam os kits livros:
Emef Santa Marta (Arroio da Manteiga), Emef Olímpio Vianna Albrecht (Feitoria), Emef Dr. Paulo da Silva Couto (Arroio da Manteiga), Emef Paulo Beck (Vicentina), Emef Professora Dilza Flores Albrecht (Feitoria-Cohab), Emef Zaira Hauschild (Rio Branco), Emef Emílio Meyer (Feitoria) e Emef Senador Salgado Filho (Santo André).