Programação intensa marca Expointer 2023

26 de agosto de 2023 - 09:23

A 46ª Expointer abre seus portões neste sábado (26/08) para o público a partir das 8h e só encerra no próximo domingo, dia 03 de setembro, às 20h30min.  Nestes nove dias, muitos eventos, seminários, debates, exposições, leilões, julgamentos e, é claro, 4.275 animais de argola e rústicos de 89 raças diferentes de ovinos, bovinos de corte e leite, equinos, zebuínos, bubalinos, caprinos, chinchilas e coelhos.

Na programação da feira, a abertura dos portões será neste sábado (26), às 8h, no portão 2, com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, da subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, dos copromotores do evento, além de autoridades e lideranças do agro.  O Pavilhão da Agricultura Familiar será inaugurado no dia 31 de agosto, às 11h.

Já a cerimônia oficial de abertura da Expointer 2023 ocorre na próxima sexta-feira (1º), às 10h, na pista central, com o Desfile dos Campeões e entrega da Medalha Assis Brasil para personalidades de destaque no meio rural.

Entre os eventos previstos para a feira e organizados pela Seapi são destaque o Programa Avançar na Irrigação no dia 30 de agosto, às 10h, no auditório do estande do governo no Pavilhão Internacional e o 2º Fórum da Estiagem, também no dia 30 de agosto, às 10h15min, no Auditório da Administração do Parque. Também estão previstos o lançamento de dois livros: o livro sobre erva-mate no dia 30 de agosto, às 13h, no Palco da Arena e o livro sobre os Quilombolas no dia 31 de agosto, às 13h, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). E em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) ocorre o Seminário “Oportunidades e desafios na parceria econômica Brasil-China”, no auditório da administração do Parque, na terça-feira (29/08), às 14h.

A questão de novas energias estará presente em Esteio com a discussão sobre o biogás a partir de resíduos de produção animal e o lançamento do edital de biodigestores pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura no dia 31/8, às 9h e 10h, respectivamente, no auditório do estande do governo no Pavilhão Internacional.

A pauta ambiental não poderia faltar na feira. O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) será na segunda-feira (28/08), às 13h, no auditório do estande do governo no Pavilhão Internacional. E também no auditório ocorrem as discussões sobre o Mercado de Carbono às 11h do dia 29/8  e na quarta-feira (30/08), às 16h, a discussão sobre o Hidrogênio Verde.

O horário da Expointer 2023 é das 8h às 20h30, os ingressos podem ser adquiridos de forma online ou nas bilheterias do Parque. Veja aqui.

Expointer

A Expointer é organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), prefeitura de Esteio, Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Organização Cooperativa e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema Ocergs-Sescoop/RS).

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo