Programação intensa marca Expointer 2023

Publicado em:

A 46ª Expointer abre seus portões neste sábado (26/08) para o público a partir das 8h e só encerra no próximo domingo, dia 03 de setembro, às 20h30min.  Nestes nove dias, muitos eventos, seminários, debates, exposições, leilões, julgamentos e, é claro, 4.275 animais de argola e rústicos de 89 raças diferentes de ovinos, bovinos de corte e leite, equinos, zebuínos, bubalinos, caprinos, chinchilas e coelhos.

Na programação da feira, a abertura dos portões será neste sábado (26), às 8h, no portão 2, com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, da subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, dos copromotores do evento, além de autoridades e lideranças do agro.  O Pavilhão da Agricultura Familiar será inaugurado no dia 31 de agosto, às 11h.

Já a cerimônia oficial de abertura da Expointer 2023 ocorre na próxima sexta-feira (1º), às 10h, na pista central, com o Desfile dos Campeões e entrega da Medalha Assis Brasil para personalidades de destaque no meio rural.

Entre os eventos previstos para a feira e organizados pela Seapi são destaque o Programa Avançar na Irrigação no dia 30 de agosto, às 10h, no auditório do estande do governo no Pavilhão Internacional e o 2º Fórum da Estiagem, também no dia 30 de agosto, às 10h15min, no Auditório da Administração do Parque. Também estão previstos o lançamento de dois livros: o livro sobre erva-mate no dia 30 de agosto, às 13h, no Palco da Arena e o livro sobre os Quilombolas no dia 31 de agosto, às 13h, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). E em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) ocorre o Seminário “Oportunidades e desafios na parceria econômica Brasil-China”, no auditório da administração do Parque, na terça-feira (29/08), às 14h.

A questão de novas energias estará presente em Esteio com a discussão sobre o biogás a partir de resíduos de produção animal e o lançamento do edital de biodigestores pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura no dia 31/8, às 9h e 10h, respectivamente, no auditório do estande do governo no Pavilhão Internacional.

A pauta ambiental não poderia faltar na feira. O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) será na segunda-feira (28/08), às 13h, no auditório do estande do governo no Pavilhão Internacional. E também no auditório ocorrem as discussões sobre o Mercado de Carbono às 11h do dia 29/8  e na quarta-feira (30/08), às 16h, a discussão sobre o Hidrogênio Verde.

O horário da Expointer 2023 é das 8h às 20h30, os ingressos podem ser adquiridos de forma online ou nas bilheterias do Parque. Veja aqui.

Expointer

A Expointer é organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), prefeitura de Esteio, Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Organização Cooperativa e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema Ocergs-Sescoop/RS).

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Agência do Sine São Leopoldo inicia a semana com 70 vagas de emprego

Jardineiro, costureira, padeiro, motorista, açougueiro e eletricista são algumas...

Em uma hora, três carros caem da mesma ponte na Região Norte do RS

Na madrugada deste domingo (29), três veículos caíram de uma...

Comissão de Saúde da Câmara Federal aprova uso da musicoterapia como tratamento no SUS

Única instituição de ensino no RS e Santa Catarina...