Estudantes das escolas municipais de Novo Hamburgo concluem cursos profissionalizantes

17 de agosto de 2023 - 08:24

A possibilidade de realizar um curso profissionalizante ainda na educação básica pode representar não só a preparação para o mercado de trabalho como a ampliação dos horizontes e a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos em diferentes áreas específicas. Desde o ano passado, a Secretaria de Educação (SMED) vem oferecendo a estudantes da Rede Municipal de Ensino a chance de participarem de formações realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Nesta quinta-feira, dia 17, uma cerimônia celebrará a formatura de mais uma turma de concluintes destes cursos e o lançamento de uma nova trilha formativa. “Os cursos profissionalizantes oferecidos aos nossos estudantes, é um diferencial, entre outras propostas, que reforçam as potencialidades e estimulam o desenvolvimento integral, promovendo a capacidade de planejamento, como também evidenciando o talento destes jovens”, destaca a secretária de Educação, Maristela Guasselli. A formatura e o lançamento serão realizados na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pres. Nilo Peçanha (Rua Tupiniquins, 132 – Ideal), a partir das 16 horas.

Trilhas da Aprendizagem

Os estudantes que se formarão amanhã participaram do projeto Trilhas da Aprendizagem, que contemplou cerca de 350 jovens em cursos que oportunizaram qualificação profissionalizante em diferentes áreas como Preparação para o mundo do trabalho; Instalações Elétricas; Eletrônica – analógica e digital; Tecnologias do Calçado e Logística. Esta será a segunda formatura do projeto e contemplará estudantes das EMEBs Bento Gonçalves, Martha Wartenberg, Monteiro Lobato, Pres. Prudente de Moraes e Sen. Salgado Filho.

Trilhas da Inovação

A cerimônia também marcará o lançamento oficial da nova etapa do projeto. A partir das Trilhas da Inovação, cerca de 180 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão de uma nova edição de cursos que contemplam Tecnologias para o desenvolvimento de habilidades; Sistemas de automação e controle; Conectando-se à Indústria e Elaboração de projetos. Esta versão terá a participação de 13 escolas.

As atividades ocorrem no próprio Senai, no turno inverso às aulas regulares, e proporcionam aos estudantes o acesso a ambientes colaborativos e com recursos didáticos e inovadores criados especialmente para esta prática. Além da aquisição das vagas, a SMED também fornece transporte e alimentação para os jovens.

Depoimentos dos alunos

Nina de Melo

  “Eu acho que vai me ajudar porque eu vou ter mais conhecimento. Quando eu quiser fazer algum curso nessa área, eu já vou saber um pouco sobre o assunto.”

Nina de Melo, 14 anos – EMEB Bento Gonçalves

Kaio Rodrigues de Almeida

“Quando eu vi lá na escola que era de Elétrica eu me interessei bastante. Eu gosto de aprender sobre o assunto e eu até já ajudei um pouco o meu avô com elétrica.”

Kaio Rodrigues de Almeida, 15 anos – EMEB Martha Wartenberg

Larissa Reinheimer

“E eu me interessei porque é algo que você vai levar pra vida. Quanto mais conhecimento, melhor. Achei interessante que também pode servir muito para o currículo no futuro”

Larissa Reinheimer, 14 anos – EMEB Martha Wartenberg

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo