Mesmo com boa atuação, o Grêmio não conseguiu segurar o Flamengo e voltou a perder para o rubro-negro na noite desta quarta-feira no Estádio Maracanão no Rio de Janeiro. Com gol de pênalti marcado com o auxílio do VAR aos 36 minutos da etapa final, Arrascaeta garantiu a vitória de 1 a 0 e colocou o rubro-negro na final da Copa do Brasil. No agregado, a equipe carioca venceu o confronto por 3 a 0 e o Tricolor Gaúcho dá adeus à competição.
Com o resultado, o Flamengo vai enfrentar o São Paulo, que venceu o Corinthians por 2 a 0 e garantiu a vaga na grande decisão da Copa do Brasil.
O jogo de ida está marcado para o dia 17 de setembro, enquanto a volta acontece no dia 24. Os mandos ainda serão definidos por sorteio.
Com uma postura bem diferente que o jogo da Arena, o Grêmio foi melhor em quase toda a partida contra o Flamengo. Teve oportunidades de marcar e quem sabe até avançar à final, mas faltou pontaria na hora da finalização, principalmente quando a bola chegou aos pés de Luiz Suáres.
O pênalti polêmico quando a bola pega no braço do zagueiro Rodrigo Ely, aos 34 minutos, sepultou todas as esperanças que restavam à torcida gremista. Arrascaeta foi para bola e não desperdiçou. Cobrou no meio do gol e garantiu a vaga do Flamengo a mais uma final da competição.