345 alunos iniciam Curso de Formação Profissional de Inspetores e Escrivães de Polícia

15 de agosto de 2023 - 09:08

Na tarde desta segunda-feira (14/8), a Polícia Civil deu início ao Curso de Formação Profissional de Inspetores e Escrivães de Polícia no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A aula inaugural foi ministrada pelo chefe de polícia, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, com o tema “Polícia Civil: presente e futuro”.

São 345 alunos – 185 alunos inspetores e 160 alunos escrivães – que, ao longo dos próximos meses,  receberão treinamento teórico e prático relacionados aos respectivos cargos. O curso de formação profissional é a última etapa do concurso público para ingresso nas carreiras da Polícia Civil. As aulas contemplarão disciplinas necessárias para a formação de policiais civis, especialmente nas áreas de investigação criminal, elaboração de inquérito policial, inteligência policial, utilização de novas tecnologias, ética, direitos humanos e disciplinas práticas de técnicas de operações policiais, treinamento físico, defesa pessoal, armamento e tiro, além de estágio a ser realizado nas delegacias.

O evento foi prestigiado pelo procurador-geral de justiça do estado, Dr. Alexandre Sikinowski Saltz; secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Mário Ikeda; chefe de polícia e palestrante, delegado Fernando Sodré; subchefe de polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro; diretora-geral da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Elisângela Melo Reghelin; e demais diretores de departamentos, delegados, agentes policiais, representantes das instituições vinculadas à SSP – Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e DETRAN/RS -, além de representantes das entidades de classe e membros da imprensa.

Para a diretora-geral da Acadepol, delegada Elisângela Melo Reghelin, a Academia de Polícia é honrada por receber, em seus quase 86 anos de existência, mais uma turma de futuros agentes policiais, que receberão os conhecimentos necessários para o início de suas jornadas profissionais na Polícia Civil. Destacou, ainda, que a Acadepol oferece diversos cursos de formação continuada, de modo presencial ou a distância.

O chefe de polícia, delegado Fernando Sodré, apresentou a instituição aos alunos, desejando-lhes sucesso, esforço, dedicação e irmandade durante o curso e carreira na Polícia Civil. Destacou que a instituição tem atualmente como desafio melhorar a qualidade de sua atuação em relação à cidadania, aos direitos das pessoas e ao respeito às liberdades. Salientou, ainda, que a segurança pública deve ser tratada com maior importância para que se construa uma sociedade moderna.

O curso de formação possui 830 horas/aula, com duração prevista de cerca de seis meses.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo