As obras de revitalização do Casarão onde funciona a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), seguem com a adição de uma escada na lateral do prédio. Os trabalhos de fixação do equipamento iniciou na segunda-feira, 14 de agosto. A reforma é custeada através de compensações ambientais, sem que a prefeitura necessite aplicar nenhum valor de recursos próprios.
“As compensações ambientais usadas na revitalização do Casarão são decorrentes de obras e novos empreendimentos no município, recursos que devem ser aplicados em atividades, planos e ações vinculados à política ambiental na nossa cidade. A restauração deste patrimônio histórico que abriga a Secretaria do Meio Ambiente propiciará à população uma condição de melhor atendimento humano na prestação do serviço realizado pela secretaria”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter.
Valor Histórico
O sobrado é de 1900, 76 anos depois da chegada dos primeiros imigrantes alemães. O imóvel foi edificado por Pedro Clemente Blauth. Em 1960, a família vendeu a casa. Nos anos 1990, abrigou um restaurante que foi destruído por um incêndio.
Em 1997, foi restaurada e, no mesmo ano, a Semmam começou a utilizar o prédio. Em novembro de 2021, a 5ª Vara Cível, da Comarca de São Leopoldo, concedeu liminar de emissão de posse do imóvel ao município.