Todo gaúcho que se preze sabe assar um bom churrasco. Seja no domingo em família, no final de semana com amigos ou entre uma ocorrência ou outra no quartel. Em todas as situações, o Soldado Cleber Espíndola da Silva, bombeiro militar da Companhia Especial de Busca e Salvamento do CBMRS, dá aula em frente ao fogo.
Antes de ser o Chef Magaiver, mestre Boucherie, vencedor da segunda melhor costela do mundo no Mundial da Colômbia/Medellin de Assadores Ancestrais, e agora Campeão Panamericano de Assadores na Venezuela BBQ festival, o Soldado Espíndola é bombeiro militar da Corporação, Guarda-vidas e especialista em buscas subaquáticas (mergulhador). Morador de Arroio do Sal, ele se diz um eterno aprendiz e estudioso de proteínas, cortes exóticos e da boa mesa.
“Acredito que o churrasco tem uma função social, de juntar a todos em volta do fogo para uma excelente refeição, assim como nossos ancestrais já faziam”. Segundo Espíndola, que faz parte da Equipe RSBP – Brasa e Prosa, a arte do bom assado se faz com o domínio correto do fogo, “para aí sim ser simples assim: só coisa boa! Como meu bordão”.
Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, é importante ressaltar as conquistas do efetivo. “O nosso bombeiro militar tem habilidades que transcendem o profissional, o operacional. Temos talentos no esporte, na pesquisa e, agora, no ramo gastronômico. O que nos honra muito em bem representar a tradição gaúcha através do nosso maior símbolo, o churrasco”, citou o Coronel Estêvam, que recebeu o militar em seu Gabinete, parabenizando-o pelo prêmio.
Esse é o CBMRS, instituição que valoriza e incentiva seu talentoso efetivo. Desta forma, fica aqui nosso parabéns ao Soldado Espíndola. Que venham muitos assados, competições e troféus.