Mesmo com chuva obra para colocação da válvula na Imperatriz está ocorrendo na manhã desta segunda-feira

7 de agosto de 2023 - 08:48
Por Juliano Palinha

Mesmo com chuva que cai fraca em todo o Estado, principalmente na região metropolitana, a obra para instalação da válvula que conecta as adutoras da zona sul e zona norte de São Leopoldo não atrapalha o cronograma do Semae. Durante a noite o buraco foi aberto próximo a ponte sobre o Arroio Kruse na Avenida Imperatriz com a Pedro Américo e agora pela manhã outra equipe entra em ação para colocação do registro. “A chuva de hoje não nos atrapalha, pois a previsão é de 6 milímetros ao longo do dia. Seria um problema ainda maior adiarmos mais uma vez essa obra que queríamos ter executado em junho. Então desligamos a água que abastece a zona sul por volta da 1 hora da madrugada. O pessoal que executará o serviço está aqui e por volta das 19 horas esperamos que o serviço já esteja concluído e a gente já tenha tapado esse buraco e reiniciamos o abastecimento na cidade novamente”, explica o diretor da autarquia Geison Freitas.

O diretor reforça que o reabastecimento ocorre de forma lenta e gradativa. “O pessoal acha que já sabe como funciona. A gente abre o registro de meia em meia hora, dando uma volta, depois a gente aumenta até finalizar as 72 voltas. Esse processo deve durar a madrugada toda. Então ao longo da noite e madrugada da terça-feiras as pessoas vão começar a ter o reabastecimento restabelecido”, comenta.

PROCESSO LEVARÁ UMA SEMANA

Mesmo após a válvula ser instalada, o diretor do Semae explica que levará uma semana para finalização total da obra. “Precisamos esperar secar bem. Aí faremos uma caixa de concreto para termos acesso ao local e só depois fecharemos o local”, antecipa.

Ainda segundo o diretor, o objetivo da obra é possibilitar a manutenção de forma mais efetiva da rede de fibra de vidro em caso de rompimento, sem precisar desabastecer a ETA-01, o que gerava problemas de falta d’água em diversos bairros do município. “A colocação deste registro faz parte do processo da troca dessas duas adutoras que são de 1990. Com esse registro não teremos mais problema em caso de rompimento. Conseguiremos mandar água de forma alternada para todos os bairros e a população poderá se programar”, reforça.

TRÂNSITO BLOQUEDO POR UMA SEMANA

O diretor reforça que o trânsito ficará bloqueado sentido centro/bairro por uma semana. “Após a instalação do registro precisamos aguardar a secagem. Aí vamos construir uma caixa de concreto para termos acesso a válvula. Só depois disso vamos fechar o buraco”.

BAIRROS AFETADOS

Os bairros que serão afetados com desabastecimento de água para a realização da melhoria serão: Centro, São José, São Miguel, Vicentina, Batista, Otacília, Fião, Cristo Rei, Padre Réus, Duque de Caxias, Cohab Duque, Monte Carlo, Santa Tereza, Morro do Espelho, Jardim América, Vila Esperança, Fazenda São Borja, Rio Branco, Pinheiros e parte da Vila Nova. O desabastecimento deve durar até 24h, da meia-noite do dia 6 (domingo), até a meia-noite do dia 7 (segunda-feira).

OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA DO DIRETOR DO SEMAE

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo