Na quarta-feira, 9 de agosto, às 9h, haverá o lançamento da exposição de arte “Transeuntes”, de Maurício Hilgert. Exibida no Museu do Rio (rua da Praia, 52, Rio dos Sinos), ficará aberta ao público de segunda à sexta, das 9h às 15h, até o dia 5 de setembro. A promoção é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).
As obras são feitas a partir de colagens de tecido sobre papel Kraft, desenhos a carvão e pinturas de gesso e tinta a óleo. Além das pinturas da série, serão expostos também estudos do período em que o artista esteve em intercâmbio em Portugal (2018 – 2019), e que serviram como início do processo de pesquisa, e videodocumentários realizados entre 2020 e 2021 que contam mais sobre as pessoas retratadas.
Serão expostas três obras táteis, com o objetivo de tornar a exposição acessível aos deficientes visuais.
O assessor do gabinete de Relações Institucionais da Semmam, Elson Cascata, explica que a exposição é a primeira após a passagem do ciclone extratropical. “O Museu do Rio dos Sinos é um espaço cultural muito importante para a cidade. Devido ao ciclone que causou vários danos ao nosso município e ao museu, é de extrema importância que esse espaço esteja de volta na ativa e aberto para a comunidade”, disse.
“A metáfora da série é como o ser humano transita em diferentes espaços no decorrer da vida, às vezes até diariamente, como nos modificamos e como é essa relação com o espaço, como acabamos também sendo potencializados ou nos descobrindo em locais diferentes”, explicou o artista, Maurício Hilgert.