Brigada Militar de São Leopoldo bate recorde de baixa dos índices criminalidade no município

2 de agosto de 2023 - 11:07

A notícia de uma redução significativa nos índices criminais é motivo de comemoração para todos os cidadãos. Recentemente, foi constatado que as taxas de criminalidade têm apresentado uma queda expressiva no município de São Leopoldo, reflexo do trabalho árduo executado pela Brigada Militar através do efetivo do 25º BPM com seu policiamento ostensivo e preventivo além de ações conjuntas com outros órgãos de Segurança Pública.

São Leopoldo, considerado há tempos atrás como um município entre os mais violentos do Estado, vive hoje uma nova realidade. No mês de julho, mais uma vez, o índice de violência acompanhados pelo Sistema de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) registrou quedas recordes nos números de ocorrências criminais na cidade.

Além das ocorrências de homicídios, que de maio a julho de 2023, tiveram uma redução de 9%, também houve diminuições nos crimes de roubo a pedestres em 50%, roubo de veículo em 53% e roubos a estabelecimentos comerciais em 33%. Em um comparativo de julho de 2022 e julho de 2023 foram batidos novamente recordes em diminuição de índices criminais com ênfase nos crimes de roubo a pedestre, roubo e furto de veículo e arrombamentos como segue abaixo:

Crimes Julho 2022 Julho 2023

  1. Roubo a pedestres: 101 (julho 2022) –  53 (julho 2023)
  2. Roubos de Veículos: 17 (julho 2022)-  8 (julho 2023)
  3. Roubo a estabelecimento comercial e de ensino: 6 (julho 2022) – 4 (julho 2023)
  4. Furto de veículo: 39 (julho 2022) – 24 (julho 2023)
  5. Furto arrombamento: 50 (julho 2022) – 20 (julho 2023)

Fatores que agregam

Fatores como operações em conjunto de grandes envergaduras entre os órgãos de segurança, resultaram em prisões pontuais e desarticulações de grupos criminosos, com destaque a utilização da inteligência policial que trabalha com a análise de dados para identificar padrões criminais e prever possíveis ocorrências permitindo uma alocação mais eficiente de recursos policiais e uma resposta mais rápida a situações de risco.
Maior aproximação com a Comunidade através do policiamento comunitário (BMC), Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, PROERD, além de projetos sociais voltados à prevenção da criminalidade são uma realidade no município ajudando na prevenção. A participação em reuniões comunitárias e o diálogo entre a Brigada Militar e outros órgãos da comunidade local também ajudaram a construir para uma relação de confiança e engajamento mútuo na busca por um ambiente mais seguro.

Segundo o Comandante do 25º BPM, Tenente-coronel Alexsandro Goi, a redução dos índices criminais é uma vitória que não pode ser subestimada. Ela representa um avanço significativo na construção de uma sociedade mais segura e justa. O sucesso alcançado é uma série de medidas integradas e estratégias adotadas por diversos setores que resultaram na união de esforços, compromisso com as comunidades, além de policiais militares motivados e qualificados atuando em todas as áreas de responsabilidade do 25º BPM.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo