O Gauchão Feminino Ipiranga 2023 vai começar neste domingo (30) e, além da participação de equipes estreantes na competição, tem novidades fora de campo. No domingo, às 11h, Vidal Pro e Juventude disputam a partida inaugural no Francisco Novelletto, em Porto Alegre. O jogo terá transmissão pela FGF TV e, também, pelo novo parceiro do futebol feminino gaúcho, os canais Nosso Futebol, que transmitirão um jogo por rodada.
A primeira rodada segue à tarde. As gurias do Flamengo de São Pedro recebem as gurias do Cruzeiro, que são estreantes desde que a competição passou a ser organizada pela FGF, em 2018. A partida será disputada às 15h, no Estádio Miraguai, em Tenente Portela.
Mais duas partidas que serão disputadas na quinta-feira, 7 de setembro, às 15h, encerram a primeira rodada. Brasil-Far e Elite se enfrentam nas Castanheiras, em Farroupilha. Já o Guarany recebe as estreantes do Futebol com Vida, no Estrela D’alva, em Bagé.
A primeira fase do Gauchão Feminino Ipiranga será disputada em turno único, em jogos todos contra todos. As quatro melhores colocadas seguem na competição e se juntam a Grêmio e Internacional. Na segunda fase, as seis equipes jogam entre si, com as quatro melhores seguindo na briga pelo título. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Assim como na temporada passada, a decisão de terceiro lugar será em jogo único.
Sinal liberado
Outra novidade fora das quatro linhas é a liberação do sinal de todos os jogos, exceto a final, para transmissão do Gauchão Feminino Ipiranga. A iniciativa pioneira visa abranger uma ampla gama de canais, incluindo mídia tradicional, rádio, TV, jornal e veículos digitais, como YouTube e Facebook.
Para acompanhar os jogos pela FGF TV basta acessar o site e se cadastrar. A transmissão do Nosso Futebol será através dos canais 202 e 602 da Sky, e 220 e 620 na Claro TV. Também é possível acessar pelo streaming no Youtube e Directv Go.