Festa do Colono reúne mais de 30 carretas valorizando a área rural de Lomba Grande

24 de julho de 2023 - 10:53

A Festa do Colono de Lomba Grande voltou com força neste ano. Devido à pandemia, ela não ocorria com tantas atrações e participantes desde 2019. No desfile típico, que abriu a festa, foram mais de 30 carretas de bois e 50 cavalos, além de dezenas de tratores e tobatas. Ainda, conduzidos por uma bandinha típica, jovens e adultos caracterizados participaram do desfile.

“É uma festa que resgata os valores da vida no campo”, destacou a prefeita Fátima Daudt na abertura. “É com muita alegria que recebemos a informação de que Lomba Grande foi escolhida pelo Ministério do Turismo como uma das cinco localidades indicadas para concorrer ao Prêmio Melhores Vilas Turísticas da Organização Mundial do Turismo”, acrescentou, aproveitando para fazer uma homenagem à jovem cantora Tay Câmara, finalista no The Voice Kids e moradora do bairro, que cantou o Hino do Rio Grande do Sul na abertura.

Após o desfile, a programação seguiu com almoço típico na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do bairro, responsável este ano pela realização da festa. Os participantes puderam se divertir ainda nos jogos rurais, com provas de debulhar milho, serrar toco, separar milho de feijão, batata na colher, cabo de guerra, martelar prego e outros.

O evento continuou até o final do dia, incluindo apresentações de bandinhas. Na comunidade evangélica, também foi montada uma minifazenda, onde a criançada se divertiu com animais como bois, vacas, ovelhas, cabritos, porcos, enquanto os adultos conferiam feira de artesanato e produtos rurais.

A Festa do Colono destaca a imigração alemã no Brasil, que a partir desta terça-feira, dia 25, inicia a contagem regressiva para o Bicentenário, que será comemorado dia 25 de julho de 2024. Evangélicos e católicos intercalam a promoção do evento, que ano que vem retorna à Igreja Católica do bairro.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo